Menu

Campanha Outubro Rosa conscientiza população sobre o câncer de mama

01/10/2018 às 16:11
Tempo de leitura
2 min

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente no mês de outubro sobre o câncer de mama.

Seu objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessa patologia, que afeta mulheres entre 40 e 60 anos de idade com maior incidência.

Em 19 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama. A data busca sensibilizar a população com uma mensagem-chave: a importância da detecção precoce, a fim de melhorar o prognóstico e a sobrevida das mulheres diagnosticadas com essa doença, que continua sendo a pedra angular do combate a essa doença.

Outubro Rosa é uma campanha que é utilizada no marco dessa comemoração, com o objetivo de reforçar as ações de conscientização da população. Atividades que vão desde palestras a caminhadas ao ar livre, roupas rosa e iluminação de monumentos históricos estão incluídos na agenda do mês, através da sinergia da parceria com organizações que abordam a questão e instituições públicas e privadas, sob a coordenação do Ministério da Saúde.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. O Ministério da Saúde afirma que tem cura, se for detectado o quanto antes.

Recomenda-se realizar a mamografia a partir dos 40 anos de idade e, se houver histórico familiar de câncer de mama, realizar o exame mais cedo.

Para detectar a doença, é importante que a mulher faça o auto-exame periódico da mama. Se notar um nódulo ou tumor, acompanhado ou não de dor, a pele da mama avermelhada ou semelhante a casca de laranja deve procurar atendimento médico imediato.

O site do Ministério da Saúde e o INCA – Instituto Nacional do Câncer disponibilizam uma cartilha com todas as informações e orientações sobre o câncer de mama.

Leia também: Dia Mundial do Coração: mais de 300 mil brasileiros infartam por ano

Última atualização em 19/08/2022 às 10:32