A cidade de Barbacena, na Zona da Mata mineira, registrou, em seu último boletim epidemiológico, um número de pacientes curados da Covid-19 maior que a média nacional. No total, mais de 90% dos barbacenenses infectados pelo vírus já foram curados da doença.
Com mais de 136 mil habitantes, a cidade registrou 440 casos confirmados, sendo 404 curados, 28 em isolamento domiciliar, 1 internado e 7 óbitos confirmados. Assim, o índice de cura na cidade chega a marcar mais de 90%. Já a média nacional de curados chega a 60%, e em Minas Gerais, a 67%.
De acordo com a secretária de Saúde de Barbacena, o alto índice de pacientes curados na cidade está relacionado ao protocolo assistencial que foi implantado de forma precoce. Barbacena, que é polo na área da saúde, atende cerca de 51 municípios, sendo necessário uma maior atenção aos leitos disponíveis no atual momento.
Além disso, atualmente a cidade registra uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 25%, sendo que de 31 leitos, apenas 8 estão ocupados.
Rede de atendimento na cidade
Entre os hospitais da cidade, foi criada uma rede de atendimento, em que cada um deles é responsável por diferentes grupos. Sendo assim, o Hospital Regional é responsável pelo diagnóstico, o Hospital Ibiapaba atende casos de Covid-19 em pacientes oncológicos ou cardíacos, já a Santa Casa atende gestantes, crianças, pacientes neurológicos e com doenças renais.
A Policlínica foi totalmente transformada para ser um hospital exclusivo para atendimento e tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.
Veja o boletim epidemiológico completo e atualizado:
Leia também: Em BH, homem de 61 anos recebe alta após ser curado da Covid-19 após ficar 111 dias internado