Take a fresh look at your lifestyle.

Entenda como funciona e para que servem as placas de energia solar

1

O uso da energia solar, fonte inesgotável e renovável, está em franco crescimento em território nacional. Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a micro e minigeração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos cresceu 36,6% até a metade de 2018, em comparação ao ano de 2017.

A microgeração e minigeração se caracteriza pela instalação de sistemas de captação próximo ou dentro dos locais de consumo. Isso ocorre quando comércios, pequenas indústrias e residências, entre outros pontos, instalam um aquecedor solar ou um sistema de fornecimento de energia.

Aquecimento solar proporciona conforto e economia

O aquecimento solar acontece por meio da placa de energia solar, a peça essencial para a captação do calor do sol. São essas placas que transformam o calor em energia, permitindo então o aquecimento da água.

As três partes principais de um sistema de aquecimento solar são a captação, feita por meio das placas coletoras; o armazenamento, em que a água já aquecida pelas placas permanece em um reservatório térmico chamado de boiler; e finalmente o consumo, em que a água aquecida por meio da energia solar é distribuída aos pontos de fornecimento (como torneiras, chuveiros e piscinas).

A placa solar é o componente principal deste conjunto. Ela é quem capta o calor que vem da energia solar, aquecendo a água. Existem também placas e painéis solares responsáveis por gerar energia , substituindo a eletricidade. Estes últimos recebem o nome de painéis fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos transformam a radiação solar em eletricidade. Isso ocorre pois as placas geram corrente elétrica. O investimento nestas placas é um pouco alto, mas o retorno é bastante compensatório.

Já as placas de energia solar para aquecimento da água, o coletor (ou painel) realiza o aquecimento, e a água é redirecionada para um boiler, reservatório térmico que armazena a água em temperaturas altas. Dali, a distribuição é feita para torneiras – proporcionando água quente no banheiro ou na cozinha, por exemplo, para chuveiros e para banheiras. O conforto térmico é alto, e o valor da conta de luz cai consideravelmente, gerando economia e proporcionando aquecimento sustentável da água. O bolso agradece e o meio ambiente também!

Leia também: Veja como garantir a segurança das crianças ao viajar de carro

1 comentário
  1. Paulo H G Ramos Jr Diz

    Boa noite.
    Estou construindo imovel e achei interessante seu artigo.
    Penso em instalar sistema com placas e boiler, neste momento para aquecimento de agua.
    O engenheiro projetou placas coletoras de 1 m x 1 m, mas nao as tenho encontrado no mercado. Isto me trouxe algumas duvidas: ha diferencas entre duas placas de 1m x 1m e uma placa de 2m x 1m? E entre coletores verticais e horizontais?
    Desde ja, obrigado pela atencao.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Facebook
error: Conteúdo Protegido!