Menu

Parque do Itacolomi sofre segundo incêndio em menos de um mês

Nessa segunda-feira, 20 de setembro, o Parque do Itacolomi sofreu com chamas que iniciaram próximo ao hospital Santa Casa de Misericórdia.
21/09/2021 às 17:26
Tempo de leitura
2 min
Foto: CBMMG
Foto: CBMMG

Patrimônio Natural e Unidade de Conservação criado em 1967, o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, voltou a sofrer com incêndios. Nessa segunda-feira, 20 de setembro, o local sofreu com chamas que iniciaram próximo ao hospital Santa Casa de Misericórdia.

O Corpo de Bombeiros (CBMMG) foi chamado por volta das 11 horas da manhã de ontem para controlar as chamas. De acordo com os militares, o fogo atravessou para o outro lado da rodovia e atingiu a Zona de Amortecimento (ZA) do Parque do Itacolomi.

As chamas ameaçaram se propagar e invadir a área de preservação, mas os bombeiros contaram com o apoio de caminhões pipa, aviões Air Tractor e brigadistas do parque e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A força tarefa formada impediu que o fogo se alastrasse e os focos foram debelados ainda por volta das 22h. A situação foi controlada e iniciado então o rescaldo.

Na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, brigadistas monitoraram pontos de fumaça que ainda persistem, mas bombeiros não voltaram a ser acionados para o local em função de reignição de braseiros, pois a fumaça emanada não influenciou na rotina do hospital.

A visitação ao Parque Estadual do Itacolomi foi suspensa e ainda não se sabe a estimativa da área queimada até o momento.

Outro incêndio

Os bombeiros informaram que outro incêndio de grandes proporções atinge Ouro Preto, no acesso rural pela BR-356, na área do Condomínio Paragem do Tripuí. Os militares estão combatendo as chamas desde 8h50 desta terça-feira em um local de difícil acesso.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:19