Menu

Participantes do Enem 2019 poderão utilizar documento vencido para realizar provas

17/09/2019 às 15:30
Tempo de leitura
3 min

Os Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019, poderão usar documentos vencidos para identificação nos dias do exame. A medida aparece como uma das novidades do exame neste ano.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todos os candidatos inscritos no exame devem apresentar um documento de identificação para fazer as provas. No entanto, os documentos vencidos devem ser originais e conter foto. Dessa forma, cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto não serão aceitos pelos aplicadores.

O Ministério da Educação ainda alerta que o candidato que apresentar a via original do documento oficial de identificação que esteja danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, poderá realizar o Enem, desde que se submeta à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário oferecido pelo aplicador.

Já os participantes que perderam ou tiverem o documento roubado ou furtado deverão apresentar o boletim de ocorrência, expedido por órgão policial. O boletim de ocorrência deve ter sido realizado há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame. Esses candidatos também terão que se submeter à coleta de dados e assinatura de formulário para realizar as provas.

Somente serão aceitos documentos físicos. Documento digital em aparelho de celular não poderá ser usado como identificação. Um dos motivos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), é que o documento precisará ficar visível na mesa do candidato durante o exame e, por questões de segurança, o celular deve ser desligado, guardado e lacrado dentro da sala no momento da realização do exame.

Enem 2019

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Mais de 5 milhões estão inscritos para realizar o exame, em 14 mil locais de aplicação de provas.

O participante que concluiu o ensino médio ou ainda irá concluir neste ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes também podem concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), sendo beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira a lista completa dos documentos aceitos no Enem 2019 clicando aqui.

*Com informações da Agência Brasil.

Última atualização em 19/09/2021 às 13:17