A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começaram a disponibilizar nesta segunda (19) os recursos do PIS- Pasep. O benefício do PIS é concedido para pessoas de todas idades, que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. Já o Pasep está disponível para quem trabalhou como servidor público ou militar no mesmo período.
Segundo a Caixa, 10,4 milhões de trabalhadores têm direito ao saque das cotas do PIS no Brasil. O pagamento dos benefícios dos programas poderá movimentar cerca de R$ 18,3 bilhões. A Caixa é responsável pelos pagamentos do PIS e o Banco do Brasil, pelo Pasep. Além disso, o valor existente nesse fundo é pago somente uma vez. Os pagamentos poderão ser realizados por meio de crédito em conta na Caixa, com o Cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento ou nas agências do banco.
Em caso de cotista falecido, os dependentes terão acesso aos recursos apresentando a certidão de dependente do INSS. No caso de sucessores, será preciso apresentar uma declaração de consenso entre as partes e declarar que não há outros herdeiros conhecidos.
Calendário do PIS:
Conta na Caixa:
- Crédito em conta na Caixa, a partir do dia 19 de agosto;
- Crédito em conta na Caixa, com idade igual ou superior a 60 anos, a partir de 26 de agosto;
- Crédito sem conta na Caixa, com até 59 anos: a partir de 2 de setembro.
Calendário do Pasep:
- Crédito em conta no Banco do Brasil, a partir de 19 de agosto;
- Crédito em conta com outros bancos e saldo de até R$ 5 mil, TED a partir de 20 de agosto;
- Para os demais, saque nas agências a partir de 22 de agosto.
Consulta
Para consultar seu saldo do PIS e receber através do site do banco, acesse www.caixa.gov.br/cotaspis. E para consultas do PASEP, ir até o endereço www.caixa.gov.br/cotaspis. Para ter o acesso a ambos, é necessário o número do CPF ou o número do NIS do cotista.