Menu

Ouro Branco se inspira em Mariana (MG) e programa de Tarifa Zero pode ser implementado em breve na cidade

15/08/2022 às 22:07
Tempo de leitura
2 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

Mais um município em Minas Gerais pode implementar em breve um programa de gratuidade do transporte público coletivo. Em Ouro Branco tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 99/2022, que institui o Programa “Tarifa Zero” no município.

A princípio, o Tarifa Zero em Ouro Branco será colocado de forma experimental. A prefeitura vai conceder um subsídio tarifária para a empresa concessionária do transporte coletivo urbano, a Turin, para que os passageiros tenham isenção integral do valor da passagem. O projeto que está em discussão em Ouro Branco é muito parecido com o que foi estabelecido em Mariana no início do ano. Na cidade Primaz de Minas Gerais, o Mais Minas esteve nas ruas e ouviu muitos elogios dos usuários. Em abril, o Mais Minas apurou a prefeitura de Ouro Branco buscou informações em Mariana, onde o projeto já estava em execução.

A perspectiva é que a Projeto de Lei entre para votação na Câmara de Ouro Branco no dia 23 de agosto. Contudo, como o projeto ainda “não passou” no Legislativo, não há uma previsão de quando os passageiros passarão a contar com a gratuidade do transporte público.

No dia 5 de abril, a Câmara havia aprovado o Projeto de Lei nº 26/2022, enviado pelo Executivo, que permitiu que a prefeitura prosseguisse com a produção de um Projeto de Lei, esse com mais detalhes, para enfim colocar em prática do Tarifa Zero no município.

Com Campus do IFMG e da UFSJ, o programa Tarifa Zero vai beneficiar não só os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, mas também aqueles que buscam uma qualificação profissional em cursos técnicos e de graduação. O programa também gera uma economia no bolso dos trabalhadores e das pequenas empresas, que não mais precisarão arcar com o valor da passagem para o trabalho.

COMENTÁRIOS