Menu

Por atraso, Atlético é multado em 15 mil dólares pela Conmebol, mas CBF vai ressarcir o valor

27/02/2019 às 09:52
Tempo de leitura
3 min

Em nota, o Atlético informou que foi multado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), com o valor de 15 mil dólares, por irregularidades na inscrição de seus atletas para a disputa da Copa Libertadores. Problema este que foi ocasionado pelo atraso no envio da lista com os nomes dos jogadores que disputam a competição pelo time Alvinegro. Entretanto, o Clube também informou que o valor da multa vai ser ressarcido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, ao receber a lista do Atlético, a enviou com atraso para a Conmebol.
Divulgada no site do Clube, na tarde dessa terça-feira (26/02), a nota diz o seguinte:
“O CAM recebeu, há pouco, da Conmebol, decisão com arbitramento de multa de 15 mil dólares.
Apesar do Atlético ter cumprido o prazo regulamentar das inscrições, o tribunal da Conmebol considerou que houve irregularidade no envio das informações pela CBF à entidade Sul-Americana.
Da decisão, que fixou apenas multa, não cabe recurso. A Presidência da CBF comunicou que fará o ressarcimento integral desse valor ao Atlético.
A Diretoria”
 
Entenda o caso
Na última quarta-feira (20/02), a Conmebol divulgou uma lista com 21 times que continham erros em suas inscrições na entidade, sendo, entre eles, 8 clubes brasileiros; (São Paulo e Atlético, que disputavam, na ocasião, a segunda fase da Libertadores. Mais Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense, que, por sua vez, disputavam, naquele momento, a primeira fase da Copa Sul-Americana). Ambas as competições (Libertadores e Sul-America), são organizadas pela Conmebol.
Na Sul-Americana, a lista de até 30 jogadores, que vão disputar o início da competição pelo clube, precisava ser enviada até 72 horas antes do início da competição para a entidade. Já na Libertadores, – que é o caso do Atlético -, a lista de até 25 jogadores para os times que disputam a fase preliminar (duelos eliminatórios prévios à fase de grupos) precisavam ser enviados até 72 horas antes do início de cada fase. Porém, segundo a Conmebol, houve atraso dos Clubes para envio de suas respectivas listas.
Inicialmente, as possibilidades apontavam para um erro direto dos times, entretanto, todos, tecnicamente, estavam dentro do prazo, pois, como exige a CBF, todos os 8 clubes, já haviam enviado suas listas dentro da data limite, diretamente para a entidade nacional, que, por sua vez, as encaminharia para a Conmebol. O que foi feito, porém com atraso. Ocasionando, deste modo, a multa de 15 mil dólares para o Atlético. Valor, que de forma justa, vai ser ressarcido ao clube mineiro, pela CBF.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:59