Menu

Praça Sete, em BH, vira palco para música instrumental às quartas-feiras

30/08/2019 às 15:06
Tempo de leitura
3 min

O corre-corre do hipercentro de Belo Horizonte dá lugar a um momento diferente que chama atenção dos passantes da Praça Sete. Às quartas-feiras, na hora do almoço, entre 12h e 13h, em frente ao Cine Theatro Brasil, um som instrumental muda a atmosfera. As apresentações gratuitas do projeto Praça 7 Instrumental do Cine Brasil convidam as pessoas a fazer uma pausa para apreciar a arte e respirar cultura. A proposta é democratizar o acesso do público a um rico e diverso repertório musical. Com curadoria do maestro Marcelo Ramos, o projeto leva para o centro da cidade, música de qualidade, de ritmos variados como erudita, popular, jazz, bossa nova, pop, choro e até rock.

“Palco de manifestações públicas e grandes eventos, pela praça caminha todo tipo de pessoas. Homens de terno, moradores de rua, trabalhadores do entorno, crianças, jovens e idosos. O projeto reflete a diversidade do local, de público, de grupos, de estilos musicais e de repertório. Duos, trios, quartetos e quintetos instrumentais, além de corais e até mesmo grupos maiores como bandas de música, roubam a cena do centro da cidade às quartas-feiras, no horário do almoço”, revela o maestro Marcelo Ramos.

Para abrir a programação do mês de setembro, dia 4, o Monte Pascoal – Quarteto de Saxofones e Percussão, formado por Renato Goulart (sax soprano e arranjos), Luis Flávio Aguiar (sax alto), Ivan Egídio (sax tenor), Roberto Júnior (sax barítono) e Eduardo Campos (percussão) apresenta ao público clássicos da Música Popular Brasileira em sofisticados arranjos e também composições de autores mineiros da nova geração. A formação inusitada de quarteto de saxofones e percussão mescla o choro, maxixe, samba, frevo e diversos ritmos brasileiros, sem deixar de fora as influências da música erudita, do Jazz, da música folclórica europeia, da música de todo o mundo. O resultado dessa mistura é uma música dinâmica, criativa e sofisticada, um show divertido e inusitado que busca a interatividade entre músicos e plateia.

Na semana seguinte, 11 de setembro, o Quinteto Metais Gerais leva para o centro da capital, o melhor da música instrumental produzida com os metais trompete, trombone, tuba, brassquintet e frenchhorn.

Dia 18, Neto Fernandes Quinteto apresenta clássicos da música popular brasileira como Wave, Desafinado, Garota de Ipanema, Insensatez e Dindi de Tom Jobim; Eu Te Devoro e Oceano de Djavan; Linda de Caetano Veloso; Todo Azul do Mar de Flávio Venturini; além de músicas de Stevie Wonder como Overjoyed, Isn’t she lovely e The look of love; Take Five, de Dave Brubeck; Maputo, de David Sanborn; My way, de Sinatra e Over the rainbow, de H. Arlen.

Na última quarta do mês, 25, encerra a programação de setembro Magno Alexandre Quarteto. O instrumentista autodidata se apresenta com sua guitarra junto a Ulisses Luciano no trompete, Jimmy Duchowny na bateria e Bruno Velozo no baixo acústico.

Confira a programação gratuita:

Praça Sete Instrumental

Dia 04/09: Monte Pascoal – Quarteto de Saxofones e Percussão

Dia 11/09:  Quinteto Metais Gerais

Dia 18/09: Neto Fernandes Quinteto

Dia 25/09: Magno Alexandre Quarteto 

Horário: 12h às 13h

Local: em frente ao Cine Theatro Brasil Vallourec

Endereço: Rua Afonso Pena, Praça Sete – Belo Horizonte – MG

Informações: (31) 3201-5211 – www.cinetheatrobrasil.com.br

COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/11/2021 às 20:55