Menu

Prefeitura de Ouro Branco decreta uso de máscaras em vias públicas

22/04/2020 às 16:17
Tempo de leitura
3 min

A Prefeitura de Ouro Branco publicou, nesta quarta-feira (22), um novo decreto para promover o distanciamento social como mais uma das medidas de enfrentamento ao coronavírus. Nele foi estabelecido mudanças no transporte público e comércio, além de passar a ser obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais e vias públicas da cidade.
As máscaras deverão ter pelo menos duas camadas e serem feitas de tecidos que assegurem eficiência na prevenção, como algodão, tricoline, TNT, entre outros. Além disso, elas deverão cobrir totalmente a área da boca e do nariz, devendo ser bem ajustadas ao rosto.
Quanto aos estabelecimentos, caberá ao comerciante exigir que seus clientes usem máscaras para adentrarem nos respectivos estabelecimentos. Caso essa medida não seja respeitada, haverá a suspensão dos alvarás de funcionamento do local.

Outras determinações

O Decreto n° 9.686 veda a realização de eventos e reuniões de qualquer tipo, sendo público ou privado, que excedam a limitação de uma pessoa para cada 4m² simultaneamente. E também, estão suspensos os Alvarás de Localização e Funcionamento para práticas comerciais.
Além disso, no transporte público foi estabelecido a obrigatoriedade da higienização dos veículos, uso de máscaras pelos funcionários e a suspensão da gratuidade de transporte coletivo para idosos de 06h até às 9h e de 16h em diante.
Sobre o comércio, fica permitido o funcionamento dos estabelecimentos que sejam de cunho essencial, tais como padarias, supermercados, farmácias e etc. Já sobre os serviços não essenciais, terá de ser adotado os trabalhos com entrega delivery, com os entregadores devidamente equipados preventivamente quanto ao coronavírus.
Os hotéis, pousadas e estabelecimentos similares deverão respeitar o limite de um hóspede por unidade habitacional, salvo o caso em que comprovado o vínculo familiar, garantindo-se ainda a disponibilização de álcool 70 em todos os apartamentos em uso, e o uso obrigatório de máscaras pelos funcionários e hóspedes.
Quanto às feiras, a Prefeitura de Ouro Branco decretou a permissão para seus funcionamentos desde que a venda seja, exclusivamente, de produtos hortifrutigranjeiros. Entretanto, caso seja notado alguma aglomeração por conta da feira, haverá o encerramento imediato de tal.

Respiradores

A Prefeitura de Ouro Branco divulgou que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu mais dois novos aparelhos respiradores, para o Hospital Raymundo Campos, que agora passa a ter seis respiradores. O município também entregou uma nova ala para isolamento e tratamento de pacientes com sintomas gripais com dez leitos, e agora o hospital conta com 36 leitos no total.

Coronavírus em Ouro Branco

Atualmente, de acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira, Ouro Branco não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, são 28 casos em monitoramento, 157 curados de síndrome gripal 23 casos descartados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), onde está sendo realizado os exames para Covid-19 em Minas Gerais.

Veja também: Uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir de hoje (22), em Belo Horizonte