Menu

Procrastinação: causas e soluções eficazes para derrotá-la definitivamente

28/07/2020 às 09:38
Tempo de leitura
3 min

Procrastinar significa adiar o que deve ser feito hoje para um amanhã indeterminado. Esse “adiamento para amanhã” se deve ao desejo de fazer outras coisas consideradas mais agradáveis ​​ou mais urgentes. Você costuma procrastinar com frequência?

Sabemos exatamente o que queremos e devemos fazer, mas perdemos horas desperdiçando-nos em atividades desnecessárias ou vagando pela Internet sem rumo.

Ei… nós não somos robôs: uma pequena pausa de vez em quando é necessária, mas continuando a procrastinar, não fazemos nada além de nos empurrarmos para um círculo vicioso, onde frustração e maus resultados se unem à nossa autoestima.

O que fazer nesses casos? Como combater a procrastinação? Para responder a essas perguntas, muitos recorrem aos livros que tratam do assunto. Vários livros de autoajuda lidam com o assunto da procrastinação nas entrelinhas. Um dos livros mais recentes que aborda o tema procrastinação é o “Procrastinação: Guia científico sobre como parar de procrastinar (definitivamente)”, da autora Lílian Soares. Se você costuma adiar sua programação com frequência, provavelmente precisará desse livro mais do que imagina…

Nesta obra, Lílian aborda o tema de forma objetiva com o intuito de desbloquear a mente, através do uso de táticas certeiras comprovadas pela ciência para vencer as barreiras que impedem um indivíduo de concretizar projetos, tarefas e antigos sonhos.

Para a autora, “procrastinação é, em última análise, a ausência de progresso”. Ela também ressalta que “o adiamento de tarefas não prejudica apenas o trabalho, mas também seriamente a saúde”. Se procrastinar é algo tão ruim, por que as pessoas têm tanta dificuldade de mudar? O que fazer nesses casos? Como combater a procrastinação?

Pare de pensar e comece a agir. Não faça de uma pedra uma montanha. Concentre-se no primeiro passo. Experimente fazer as coisas mais difíceis primeiro. A procrastinação surge de um conflito, um conflito entre o que você pensa e o que (não) faz. Tome uma decisão! Enfrente seus medos!

É sobre isso que o livro trata nas suas 155 páginas. A autora explica de forma simples, mas científica os caminhos que nos levam à procrastinação, apresentando métodos para vencê-la e melhorar a sua vida pessoal e profissional. A obra pode ser encontrada em formato digital na Amazon.

COMENTÁRIOS