Menu

Procurando emprego? O Facebook pode te ajudar a encontrá-lo

02/09/2018 às 14:11
Tempo de leitura
3 min

O Facebook disponibiliza uma funcionalidade muito útil a quem está em busca de uma vaga de emprego. A empresa fundada por Mark Zuckerberg proporciona uma conexão entre seus usuários com empresas que já estão na plataforma.

“Empregos” é uma ferramenta de busca de emprego que o Facebook disponibiliza a seus usuários.

Como funciona?

As empresas podem criar ofertas de emprego em suas páginas oficiais do Facebook e os usuários poderão visualizar essas ofertas na guia “Empregos”, que a rede social disponibiliza tanto pelo aplicativo, quanto pela página na web. Confira como acessar:

– Abra o aplicativo do Facebook no celular e toque nas três linhas localizadas no canto superior direito da tela;

– Uma lista de grupos, ferramentas e outros atalhos aparecerá. Role a lista até encontrar um ícone de uma pasta marrom com o nome “Empregos” e clique sobre ela;

– Use os filtros para encontrar ofertas que se ajustem ao que você está procurando, como cargo e localização (a cidade onde você mora);

– Em seguida, será exibida uma lista de ofertas compatíveis com os filtros aplicados. Selecione um que chame sua atenção.

– Feito isso, você verá uma descrição com alguns detalhes fornecidos pelo empregador sobre o trabalho. Nesse ponto, você pode salvar a postagem para ver mais tarde ou compartilhá-la com algum amigo seu. No botão “Mais” você pode visitar a página do Facebook da empresa com suas informações correspondentes nas redes ou denunciar a publicação da vaga de emprego, caso você identifique que se trata de fraude;

– Se identificou com alguma vaga e você atende aos requisitos do solicitante? Basta clicar em “Candidatar-se agora”, preencher o formulário com suas informações pessoais, uma espécie de minicurrículo, onde será necessário que você preencha as seguintes informações: nome, cidade, email, telefone, experiência profissional e histórico educacional. Além disso, o empregador pode adicionar perguntas adicionais.

– Envie o pedido e aguarde a resposta do empregador que poderá ser realizada via messenger no próprio Facebook ou através dos contatos que você deixou no cadastro.

Observação: Ao clicar em “Enviar”, as informações que você preencheu serão compartilhadas apenas com a empresa que você selecionou. As informações preenchidas na ficha não serão compartilhadas em seu perfil. Suas informações serão usadas de acordo com a Política de Dados do Facebook.

O processo na versão para desktop é muito semelhante. É só pesquisar entre as opções na lista “Explorar” na tela inicial até encontrar o mesmo ícone da pasta marrom que diz “Empregos”. Neste caso, os filtros serão encontrados no lado esquerdo, o resto do processo é o mesmo. Você também pode acessar diretamente através do facebook.com/jobs.

Leia também: 5 dicas para melhorar sua saúde financeira pessoal

Última atualização em 19/08/2022 às 10:49