Menu

Professor Kléber Glória é reeleito para novo mandato de reitor do IFMG

25/06/2019 às 16:39
Tempo de leitura
4 min

Candidato à reeleição, o professor Kléber Gonçalves Glória saiu vitorioso do processo eleitoral para escolha do próximo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A votação ocorreu em 18 de junho e o resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira, 25. O processo eleitoral envolveu a participação de alunos, professores e técnicos administrativos nos 18 campi da instituição e também na sede da Reitoria, em Belo Horizonte. No total, foram contabilizados 6.635 votos. Também foram eleitos os diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Professor do Campus São João Evangelista e reitor do IFMG, Kléber Glória obteve 41,57% dos votos. Ele concorreu com a professora do Campus Ouro Preto, Ana Elisa Novais, que obteve 20,25% dos votos, e o professor do Campus Congonhas, Fabrício Carvalho Soares, que recebeu 3,38% dos votos.

Nos campi onde também foram realizadas votações para escolha de novos diretores-gerais, foram eleitos Rafael Bastos Teixeira (Campus Bambuí), Welinton La Fontaine Lopes (Campus Betim), Robert Cruzoaldo Maria (Campus Congonhas), Washington Santos da Silva (Campus Formiga), Willerson Custódio da Silva (Campus Governador Valadares), Oiti José de Paula (Campus Ibirité), Lawrence de Andrade Magalhães Gomes (Campus Ouro Branco), Reginato Fernandes dos Santos (Campus Ouro Preto), Maria das Graças de Oliveira (Campus Ribeirão das Neves), Daniel Neves Rocha (Campus Sabará), Wemerton Luís Evangelista (Campus Santa Luzia) e José Roberto de Paula (Campus São João Evangelista).

Nesse processo eleitoral, foram eleitos servidores que terão mandato de quatro anos (2019 a 2023). Na apuração dos resultados, as comissões eleitorais calcularam o percentual final de votos de cada candidato pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, atribuindo-se o peso de um terço para a manifestação do corpo docente, um terço para a manifestação dos técnicos administrativos e um terço para a manifestação do corpo discente, utilizando fórmula divulgada no regulamento das eleições. Agora, o resultado segue para apreciação do Conselho Superior, que tem até o dia 9 de julho para fazer a homologação. Na sequência, será enviado ao Ministério da Educação, em Brasília, onde a nomeação e posse do novo reitor será realizada.

Natural de Governador Valadares, Kléber Glória, 53 anos, é servidor federal desde 1984. Graduado em Letras, é mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade e doutor em Gestão Pública. Já exerceu diversas funções de gestão, tendo sido eleito reitor para o primeiro mandato em 2015. Reeleito, tem pela frente o enorme desafio de gerir uma instituição cujo orçamento está contingenciado em 32%. O IFMG possui cerca de 17 mil alunos matriculados em 192 cursos. Mais de 1.900 servidores atuam na Reitoria, nos campi (localizados em cinco regiões do estado) e também no Polo de Inovação, em Formiga.

“O resultado do processo de consulta à comunidade mostra que estamos no caminho certo e precisamos seguir ampliando e aprimorando aquilo que já desenvolvemos: ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Agradeço cada um dos estudantes e dos servidores que entenderam o nosso programa de gestão como ideal para tornar o IFMG ainda melhor. Estou convicto de que seguiremos nos próximos quatro anos mantendo o bom diálogo, a transparência, a responsabilidade com a coisa pública e o respeito às pessoas. Vamos continuar mudando positivamente a vida de nossos estudantes e da sociedade”, declarou Kléber, após o anúncio de sua vitória.

COMENTÁRIOS