Menu

Projeto estimula troca de cartas entre alunos da Rede Municipal de BH e idosos

24/10/2019 às 15:00
Tempo de leitura
2 min

Na última quarta-feira (23), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, acompanhado da primeira-dama, Ana Laender, além da secretária municipal de Educação, Ângela Dalben e do superintendente dos Correios em Minas Gerais, Alexandro Magno de Abreu, participaram do lançamento do projeto “Carta pra Você”. O projeto é de iniciativa do Movimento Gentileza, que é coordenado pela primeira-dama e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e com o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

O objetivo do Carta pra Você é promover um intercâmbio entre crianças e jovens, entre oito e doze anos de idade, com idosos institucionalizados para estimular o desenvolvimento de um elo efetivo por meio de cartas manuscritas.

Como funciona o envio das cartas?

Durante todo o mês de outubro, estudantes de três escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (Escola Municipal Francisca Alves; Escola Municipal Dom Bosco e Escola Municipal CIAC Lucas Monteiro Machado) e do Colégio Sagrado Coração de Jesus escreveram suas próprias histórias e percepções de mundo, além de mensagens de carinho e as enviaram à 834 idosos que vivem nas 28 Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos do município (ILPIs).

Em parceria com os Correios, todas as cartas serão entregues aos idosos pelos carteiros, o que permite o resgate de memórias de quando as novidades e informações chegavam escritas em papel.

Em seguida, cada idoso que recebeu uma ou mais cartas na primeira etapa do projeto receberá um selo adicional e um bilhete lhe convidando para se corresponder com seu remetente. A proposta do projeto Carta pra Você é que haja um diálogo contínuo e que se estabeleça uma relação de amizade por meio das correspondências.

O Movimento Gentileza

O Movimento Gentileza, que é idealizado e coordenado pela primeira-dama, Ana Laender, trabalha com diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil. As ações do projeto contam com parceria com o Poder Público municipal e a iniciativa privada.

O projeto é responsável por iniciativas que objetivam a requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade, além da inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.

*Com informações da PMBH.