Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O Pronatec Voluntário está com dezenas de cursos a distância com inscrições abertas para quem quiser se qualificar profissionalmente. Todos os cursos são gratuitos e qualquer pessoa pode se inscrever. Há cursos na área de construção civil, saúde, administração, idiomas, logística, meio ambiente e outras áreas. Veja abaixo a relação de alguns cursos disponíveis.
Relação de cursos do Pronatec Voluntário
– Auxiliar de laboratório
– recepcionista
– representante comercial
– assistente financeiro
– auxiliar de fiscalização ambiental
– assistente de controle de qualidade
– espanhol básico
– assistente de secretaria escolar
– operador de aterro sanitário
– monitor de recursos hídricos
– operador de mina
– inglês básico
– auxiliar de biotecnologia
– sonoplasta
– laborista de solos
– assistente administrativo
– ilustrador
– balconista de farmácia
– desenhista de topografia
– agente de limpeza urbana
– cuidador de idoso
– assistente de logística
– bombeiro civil
– almoxarife de obras
– desenhista de construção civil
– outros cursos
Os interessados em realizar algum dos cursos, devem acessar o site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, em tipo de curso escolher “FIC” e na modalidade educacional escolher “Educação a Distância. Fazendo estes passos irá aparecer a relação de todos os cursos disponíveis para se candidatar.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.