Tradicionalmente na quaresma, muitos católicos se privam de comer carne, e acabam ficando somente comendo ovo e peixe, produtos que nessa época do ano ficam mais caros por serem mais procurados e acabam abolindo esse costume, que faz parte da tradição de vários locais do Brasil.
É possível manter a tradição da quaresma e se privar da carne saindo do tradicional ovo e peixe. A equipe do Mais Minas buscou receitas veganas para você variar o cardápio nessa época.
A partir de hoje, estaremos disponibilizando, 2 vezes por semana, receitas fáceis, baratas, nutritivas e principalmente saborosas.
Receitas de comidas veganas para a Quaresma
Moqueca de abóbora
Ingredientes:
2 cebolas roxas picada
30 ml de azeite de oliva extra virgem
30 ml azeite de dendê
½ abóbora cortada em pedaços pequenos
2 bandejas de shimeji
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
80 g de biomassa de banana verde
200 ml de água
250 ml de leite de coco
½ maço de salsinha
Pimenta do reino e sal a gosto
Mode de preparo:
No fogo médio, refogue a cebola no azeite de oliva e, na sequência, acrescente o azeite de dendê. Depois, adicione a abóbora picada e refogue bem. Em seguida, coloque o shimeji, os pimentões, a biomassa e a água. Quando tudo estiver bem refogado, acrescente o leite de coco, a salsinha, a pimenta e o sal. Sirva em seguida, acompanhado de arroz.
Moqueca de Banana da terra
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
6 bananas-da-terra sem casca
Suco coado de 1 limão
1 dente de alho picado
3 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadas
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora
2 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
1 pimentão amarelo sem sementes em rodelas
1 pimentão verde sem sementes em rodelas
1 pimentão vermelho sem sementes em rodelas
1 lata de tomate pelado
1 1/3 xícara de leite de coco
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de preparo:
Corte a banana no sentido do comprimento e depois em pedaços grandes. Ponha em uma tigela com o suco de limão, o alho, a pimenta dedo-de-moça, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve por uma hora e meia. Em seguida, aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola e os pimentões. Acrescente o tomate pelado ligeiramente picado com o conteúdo da lata e cozinhe por 5 minutos. Por cima, arrume a banana com sua marinada. Cubra com o leite de coco e polvilhe com metade do cheiro-verde. Cozinhe, mexendo às vezes com cuidado, por mais 25 minutos ou até a banana ficar macia e o líquido se reduzir bem. Sirva em seguida, polvilhada com o cheiro-verde restante.
Dica: se você gostar da moqueca com mais caldo, não deixe o liquido reduzir muito. Esta receita pode ser preparada com palmito no lugar da banana-da-terra.