Menu

Quase 14 milhões de pessoas no Brasil estão desempregadas

12/05/2018 às 15:59
Tempo de leitura
2 min

Dados do IBGE revelam que o número de desempregados aumentou no Brasil de 12,3 milhões para 13,7 milhões de pessoas sem oportunidade de trabalho no país. O IBGE usou como comparativo os dois últimos trimestres de 2017 e o o primeiro trimestre de 2018. É como se todos os habitantes do estado de São Paulo juntamente com a população de Porto Alegre estivessem sem trabalho.
A taxa de desemprego chegou a 13,1% nos primeiros três meses de 2018, sendo a mais alta desde maio do ano passado. A indústria, a construção civil e o comércio, foram os setores que mais cortaram vagas.
O trabalhador perdeu o rendimento, ou fica com medo de perder, e isto reprime o consumo e vai diminuindo as vendas e, consequentemente, a produção. Se a empresa não tem uma quantidade de demanda para a fabricação de produtos para vendas, logo ela diminui a quantidade de pessoas trabalhando nessas áreas.
O numero de trabalhadores com carteira assinada é o menor no país desde 2012. De janeiro a março de 2018, mais de 400 mil postos de trabalho foram fechados. Hoje, o Brasil possui cerca de 32,9mMilhões de pessoas com carteira assinada.
Na categoria dos autônomos que absorvia boa parte dos  desempregados, os números também são desanimadores: quase 250 mil pessoas deixaram de trabalhar por conta própria no primeiro trimestre.

Posição de Michel Temer com relação aos desempregados

Michel Temer, que ocupa o cargo de Presidente do Brasil, disse que o emprego está aumentando “não é que o desemprego aumentou, é que o desempregado, quando a economia começa a melhorar, ele que estava desalentado, portanto, não procurava emprego, ele se transforma em um alentado, ele vai procurar emprego, e na medida que vai procurar emprego, e como não há emprego para todos ainda, e ele não consegue o emprego, isto entra na margem do cálculo do IBGE.”
Ele ainda ressaltou que “aumentou o número daqueles que procuram emprego, e aqueles que procuram emprego, alentados que se acham, aumenta porque a economia está melhorando.”
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:30