Quem é o maior campeão mundial do Brasil

0 comment

O Mundial de Clubes é uma das maiores — e mais importantes — competições de futebol do mundo. Sendo assim, é natural que os amantes desse esporte queiram saber quem é o maior campeão mundial do Brasil. Será que é o seu time?

Seja a título de curiosidade ou para caso você decida se entreter em uma aposta esportiva, essa é uma informação interessante para saber, principalmente porque esse torneio está prestes a passar por mudanças significativas. Então continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

Quem é o maior campeão mundial do Brasil
Foto: Unsplash

São Paulo: o maior campeão mundial do Brasil

A torcida tem muito do que se orgulhar no que diz respeito às conquistas do São Paulo, principalmente quando o assunto é o Mundial de Clubes. O time é o brasileiro com mais títulos do torneio e é um dos maiores vencedores da América do Sul. Ao total, três taças do mundo foram conquistadas até o momento.

O São Paulo ganhou todos os títulos que disputou e faz parte de um seleto clube de apenas três times brasileiros que venceram o Mundial mais de uma vez. Os outros times que se juntam a ele nesse pódio são Corinthians e Santos.

1992

Em 1992, o São Paulo sagrou-se campeão mundial ao vencer de forma impressionante o Barcelona por 2 a 1, em uma virada espetacular, com dois gols de Raí. Essa edição do torneio também contou com o Newell’s Old Boys da Argentina e Sampdoria, clube italiano, na fase de classificação.

Essa foi a primeira vez que o São Paulo disputou o torneio. Nessa época, o time estava vivendo o auge de um período histórico sob o comando do técnico Telê Santana — que já tinha levado a equipe à vitória do Campeonato Paulista e do Brasileiro em 1991 e da Libertadores também em 1992.

1993

O segundo título do São Paulo veio um ano após o primeiro, em 1993. Na ocasião, o time brasileiro venceu a Universidad Católica, do Chile, na fase classificatória e superou o Milan na final por 3×2 com gols de Müller, Toninho Cerezo e Palhinha.

2005

O tricampeonato foi conquistado em 2005, quando o Mundial de Clubes já era organizado pela Fifa. O São Paulo disputou duas fases — a semifinal e a final — e, na primeira, derrotou o Al-Ittihad por 3×2 com um gol de Rogério Ceni e dois de Amoroso. A decisão foi contra o Liverpool e o time brasileiro venceu por 1×0, com um gol de Mineiro.

Desde essa última conquista, o São Paulo não voltou a disputar o Mundial e ainda busca uma chance de ir em busca do tetracampeonato. Vale salientar que o time não foi derrotado em nenhuma das edições das quais participou.

O último campeão mundial brasileiro

O Corinthians foi o último time brasileiro a conquistar o Mundial de Clubes. Em 2012, a equipe comandada pelo técnico Tite derrotou o Chelsea — que havia ganhado a Liga dos Campeões — na decisão que aconteceu em Tóquio, no Japão. Essa vitória por 1×0 garantiu o bicampeonato mundial para o clube.

Desde então, o Grêmio em 2018, o Flamengo em 2019, e o Palmeiras em 2021 e 2022 chegaram à final, mas não conseguiram conquistar a taça. Em 2023, o Fluminense também tentou se tornar o sétimo time brasileiro a se consagrar campeão mundial, mas perdeu para o Manchester City por 4×0 e não conseguiu quebrar esse jejum.

Todas as conquistas brasileiras no Mundial de Clubes

Seis times brasileiros já conquistaram o Mundial de Clubes, três deles mais de uma vez. Confira, a seguir, quais são eles e quando levantaram a taça do torneio:

  • São Paulo em 1992, 1993 e 2005;
  • Corinthians em 2000 e 2012;
  • Santos em 1962 e 1963;
  • Flamengo em 1981;
  • Grêmio em 1983;
  • Internacional no ano de 2006.

Mudanças na competição

O Mundial de Clubes começou a ser disputado oficialmente em 1960 e, desde então, já passou por algumas sedes e formatos diferentes. A edição mais recente — que aconteceu em 2023 — foi disputada no formato atual do torneio na Arábia Saudita, mas uma nova mudança bastante significativa vai ocorrer em breve.

Recentemente, a FIFA confirmou que a partir de 2025 a competição contará com 32 times e não somente sete, como é atualmente. Ela será realizada a cada quatro anos e está prevista para acontecer nos Estados Unidos com a participação de campeões continentais e outros times que serão classificados por meio de um ranking.

Os representantes da América do Sul serão os campeões da Libertadores de 2021 a 2023 — Palmeiras, Flamengo e Fluminense respectivamente — e o campeão de 2024. Já as outras duas vagas reservadas para o continente serão preenchidas com base no ranking da Conmebol.

E aí, você já sabia quem era o maior campeão mundial do Brasil? Rivalidades do futebol à parte, essa é uma curiosidade interessante para você saber caso queira começar uma conversa descontraída com seus amigos ou mesmo para se entreter em uma aposta de futebol.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS