O Mundial de Clubes é uma das maiores — e mais importantes — competições de futebol do mundo. Sendo assim, é natural que os amantes desse esporte queiram saber quem é o maior campeão mundial do Brasil. Será que é o seu time?

Seja a título de curiosidade ou para caso você decida se entreter em uma aposta esportiva, essa é uma informação interessante para saber, principalmente porque esse torneio está prestes a passar por mudanças significativas. Então continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

São Paulo: o maior campeão mundial do Brasil

A torcida tem muito do que se orgulhar no que diz respeito às conquistas do São Paulo, principalmente quando o assunto é o Mundial de Clubes. O time é o brasileiro com mais títulos do torneio e é um dos maiores vencedores da América do Sul. Ao total, três taças do mundo foram conquistadas até o momento.

O São Paulo ganhou todos os títulos que disputou e faz parte de um seleto clube de apenas três times brasileiros que venceram o Mundial mais de uma vez. Os outros times que se juntam a ele nesse pódio são Corinthians e Santos.

1992

Em 1992, o São Paulo sagrou-se campeão mundial ao vencer de forma impressionante o Barcelona por 2 a 1, em uma virada espetacular, com dois gols de Raí. Essa edição do torneio também contou com o Newell’s Old Boys da Argentina e Sampdoria, clube italiano, na fase de classificação.

Essa foi a primeira vez que o São Paulo disputou o torneio. Nessa época, o time estava vivendo o auge de um período histórico sob o comando do técnico Telê Santana — que já tinha levado a equipe à vitória do Campeonato Paulista e do Brasileiro em 1991 e da Libertadores também em 1992.

1993

O segundo título do São Paulo veio um ano após o primeiro, em 1993. Na ocasião, o time brasileiro venceu a Universidad Católica, do Chile, na fase classificatória e superou o Milan na final por 3×2 com gols de Müller, Toninho Cerezo e Palhinha.

2005

O tricampeonato foi conquistado em 2005, quando o Mundial de Clubes já era organizado pela Fifa. O São Paulo disputou duas fases — a semifinal e a final — e, na primeira, derrotou o Al-Ittihad por 3×2 com um gol de Rogério Ceni e dois de Amoroso. A decisão foi contra o Liverpool e o time brasileiro venceu por 1×0, com um gol de Mineiro.

Desde essa última conquista, o São Paulo não voltou a disputar o Mundial e ainda busca uma chance de ir em busca do tetracampeonato. Vale salientar que o time não foi derrotado em nenhuma das edições das quais participou.

O último campeão mundial brasileiro

O Corinthians foi o último time brasileiro a conquistar o Mundial de Clubes. Em 2012, a equipe comandada pelo técnico Tite derrotou o Chelsea — que havia ganhado a Liga dos Campeões — na decisão que aconteceu em Tóquio, no Japão. Essa vitória por 1×0 garantiu o bicampeonato mundial para o clube.

Desde então, o Grêmio em 2018, o Flamengo em 2019, e o Palmeiras em 2021 e 2022 chegaram à final, mas não conseguiram conquistar a taça. Em 2023, o Fluminense também tentou se tornar o sétimo time brasileiro a se consagrar campeão mundial, mas perdeu para o Manchester City por 4×0 e não conseguiu quebrar esse jejum.

Todas as conquistas brasileiras no Mundial de Clubes

Seis times brasileiros já conquistaram o Mundial de Clubes, três deles mais de uma vez. Confira, a seguir, quais são eles e quando levantaram a taça do torneio:

  • São Paulo em 1992, 1993 e 2005;
  • Corinthians em 2000 e 2012;
  • Santos em 1962 e 1963;
  • Flamengo em 1981;
  • Grêmio em 1983;
  • Internacional no ano de 2006.

Mudanças na competição

O Mundial de Clubes começou a ser disputado oficialmente em 1960 e, desde então, já passou por algumas sedes e formatos diferentes. A edição mais recente — que aconteceu em 2023 — foi disputada no formato atual do torneio na Arábia Saudita, mas uma nova mudança bastante significativa vai ocorrer em breve.

Recentemente, a FIFA confirmou que a partir de 2025 a competição contará com 32 times e não somente sete, como é atualmente. Ela será realizada a cada quatro anos e está prevista para acontecer nos Estados Unidos com a participação de campeões continentais e outros times que serão classificados por meio de um ranking.

Os representantes da América do Sul serão os campeões da Libertadores de 2021 a 2023 — Palmeiras, Flamengo e Fluminense respectivamente — e o campeão de 2024. Já as outras duas vagas reservadas para o continente serão preenchidas com base no ranking da Conmebol.

E aí, você já sabia quem era o maior campeão mundial do Brasil? Rivalidades do futebol à parte, essa é uma curiosidade interessante para você saber caso queira começar uma conversa descontraída com seus amigos ou mesmo para se entreter em uma aposta de futebol.

COMENTÁRIOS
Share.

Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder.