Take a fresh look at your lifestyle.

Aprenda a fazer bacalhau de forno; fácil e delicioso

O bacalhau  de forno é um dos pratos mais consumidos no mundo. Possui baixo teor de gordura e contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3.

Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

Receita de Bacalhau de Forno

Aprenda a fazer bacalhau de forno fácil e delicioso
Bacalhau de forno (Foto: receitas.ig.com.br)

Ingredientes 

1 kg de bacalhau em postas sem pele
3 pimentões fatiados
3 tomates fatiados
3 cebolas fatiadas
10 batatas
Azeite de oliva
4 colheres (sopa) de azeitonas
1 colher (sopa) de orégano seco

Modo de preparo

  1. Deixe o bacalhau de molho em água por 24 horas na geladeira, trocando a água sempre (pelo menos 4 vezes).
  2. Encha uma panela grande com água e ponha o bacalhau nela. Leve ao fogo alto e retire o bacalhau assim que a água ferver. Na mesma água, cozinhe as batatas até ficarem macias (mas não desmancharem). Corte as batatas em fatias grossas.
  3. Unte um refratário que possa ir ao forno com azeite. Faça uma camada com cada ingrediente: bacalhau, batata, tomate, cebola e pimentão. Regue tudo com o azeite, salpique o orégano por cima e espalhe as azeitonas.
  4. Leve ao forno médio (180) por 30 minutos.

Leia também: Receita de Empadão de Frango

Close