Menu

Revisão de ‘Jurassic World: Domínio’

As coisas ficam muito agitadas no último episódio desta trilogia, que traz de volta rostos familiares (Jeff Goldblum, Laura Dern, Sam Neill) junto com os dinossauros de sempre.
10/06/2022 às 06:30
Tempo de leitura
5 min
Foto: John Wilson/Universal Pictures
Foto: John Wilson/Universal Pictures

Por AO Scott em The New York Times – “Jurassic World: Domínio” começa com um aceno para “The Deadliest Catch”: um réptil marinho come caranguejos rei no mar de Bering antes de virar suas mandíbulas para uma traineira e sua tripulação. Caramba! Em seguida, um noticiário simulado rapidamente nos atualiza sobre a catástrofe global que começou a se desenrolar há quase 30 anos no primeiro filme “Jurassic Park”. No caso de você precisar de uma atualização, como começou foi com Richard Attenborough falando sobre as maravilhas da vida; como está acontecendo é que os grandes lagartos estão por toda parte, geralmente trazendo à tona o que há de pior nas pessoas.

Revisão de 'Jurassic World Domínio'
Foto: John Wilson/Universal Pictures

Seria bom se esses monstros reanimados inspirassem filmes melhores. A marca “Jurassic”, nascida no romance de 1990 de Michael Crichton , promete ação de arrepiar e efeitos especiais reptilianos sublimes infundidos com pseudociência pop e coçar o queixo bioético. A segunda trilogia, que começou em 2015, não cumpriu essa promessa. “Domínio”, dirigido por Colin Trevorrow, pode ser um pouco melhor do que seus dois antecessores ( “Jurassic World” e “Fallen Kingdom” ), mas de maneiras que sublinham a incoerência agitada de todo o empreendimento.

YouTube video

No entanto: Jeff Goldblum está de volta, como o “caótico” Dr. Ian Malcolm, mais sedutoramente lagarto do que os próprios dinossauros. Ian está reunido com seus amigos de “Jurassic Park” Dr. Alan Grant (Sam Neill) e Dr. Ellie Sattler (Laura Dern). Ellie foi casada e divorciada e fez um nome para si mesma no campo da genética. Alan ainda está carregando uma tocha para ela. Sim, ele está apaixonado por ela, mas o que quero dizer é que ele literalmente carrega uma tocha, para iluminar seu caminho através de uma antiga mina de âmbar nas Dolomitas.

Esse pedaço rochoso da Itália é onde os maiores e mais ferozes predadores antigos vivem agora, em uma reserva construída e supervisionada por Lewis Dodgson, um malvado bilionário de tecnologia/farmacêutico interpretado por Campbell Scott. Ele parece bom o suficiente no começo – sua empresa, Biosyn, afirma estar protegendo os dinossauros pela bondade de seu coração corporativo, e também curando doenças, alimentando o mundo e assim por diante – mas ninguém, exceto um cientista ingênuo, provavelmente será enganado. . Há muitos diz. O cabelo prateado de Lewis está penteado contra o couro cabeludo, e ele usa camisas sem gola e jaquetas macias em tons neutros rarefeitos como cru, estanho e mãe-de-morsa. Seus próprios padrões de fala sugerem que o libertarianismo está enlouquecido.

Acontece que Lewis bioengenharia uma praga de gafanhotos gigantes, com a ajuda do Dr. Henry Wu (BD Wong), outro fantasma dos filmes anteriores de “Jurassic Park”. Biosyn também sequestrou Maisie Lockwood (Isabella Sermon), o avatar clonado de um famoso cientista.

Para encurtar a história muito longa: Nos últimos anos, Maisie esteve sob os cuidados de Owen Grady (Chris Pratt) e Claire Dearing (Bryce Dallas Howard), que estão na franquia desde Jurassic World. ” e que têm cada vez menos o que fazer. Bem, isso não é muito justo. É só que todo mundo é mais interessante, tanto os veteranos quanto os recém-chegados. Mamoudou Athie e DeWanda Wise são ambos melhores do que precisam em partes de biscoitos. Ela é Kayla Watts, uma piloto de carga dura e cínica, e ele é Ramsay Cole, um assecla técnico suave. Ambos acabam praticamente onde você espera que eles cheguem. Kayla é alguém que você pode esperar ver em seu próprio filme.

Pratt e Howard, Deus os abençoe, são as figuras de ação designadas, que fazem muitas corridas, saltos e direção rápida. Há uma perseguição complicada pelas ruas estreitas de um pitoresco porto marítimo do Mediterrâneo, que é apenas tangencialmente relacionado aos dinossauros, mas que pode lembrá-lo, não desagradavelmente, de um filme de Jason Bourne. Outras perseguições acontecem na lama, chuva, neve e escuridão da noite, e também ao longo dos elegantes e curvos corredores de um centro de pesquisa de alta tecnologia.

Este é um filme muito cheio – tantas espécies de dinossauros, e eu sou tão ruim em acompanhá-los que meu eu de 8 anos não está mais falando comigo. Eles são várias vezes ameaçadores, famintos, bizarros e meio fofos, mas a ação ao vivo frenética e os efeitos especiais digitais raramente produzem momentos de admiração Spielbergiana.

Dentro do mundo de “Domínio”, os dinossauros não são grande coisa. A mensagem parece ser que os seres humanos precisam aprender a conviver com eles, aceitando o ocasional ataque de animais de estimação ou devoradores de barcos como o preço da coexistência. Isso é utópico ou distópico? Uma visão de harmonia ecológica ou de apocalipse geneticamente modificado? Uma metáfora para o Covid ou apenas um sinal de exaustão imaginativa?