PUBLICIDADE
Mérito Esportivo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade
IPTU Premiado 2026
PUBLICIDADE

No contexto da final da Libertadores 2024, Rica Perrone, em seu canal no YouTube, analisou as movimentações de Atlético Mineiro e Botafogo nos bastidores. Para o jornalista, os dois clubes não estão limitando sua disputa ao gramado. Segundo ele, “os dois times estão jogando muito bem a pré-final da Libertadores”.

Perrone comentou sobre as ações do Atlético, que incluem declarações como as de Hulk, que associou uma postura “arrogante” ao Botafogo. Na visão do jornalista, a intenção do clube mineiro é tirar o foco técnico e criar um ambiente emocional desfavorável para o time carioca.

“O Galo sabe que psicologicamente, o mental do Atlético Mineiro em teoria é mais forte que o do Botafogo”, afirmou. Ele também destacou que o Botafogo tem mantido um posicionamento cauteloso, sem responder às provocações de maneira explícita.

De acordo com Perrone, o Botafogo tem optado por evitar embates verbais e concentrar-se em manter o desempenho no Campeonato Brasileiro. “Nenhum jogador do Botafogo foi lá falar merda que o time do Galo é ruim mesmo. Ficou todo mundo na tua”, disse ele.

Aspectos técnicos e emocionais em jogo

O jornalista também abordou o contraste técnico entre os clubes. Para ele, “a discrepância técnica hoje de qualidade de grupo” favorece o Botafogo. Segundo Perrone, o Atlético-MG não conseguiu desempenhar um futebol consistente ao longo do ano e chega à final com uma sequência negativa de resultados, o que aumenta sua aposta no emocional.

O Botafogo, por sua vez, pode enfrentar a final com o peso de ser o favorito, dependendo do resultado das próximas rodadas do Brasileirão. Rica Perrone explicou que a narrativa midiática pode colocar uma pressão adicional sobre o clube carioca, especialmente se o time conquistar o título brasileiro antes da decisão continental.

“O que o Galo está tentando fazer é transformar isso em um jogo humano, e não técnico apenas”, analisou. Segundo ele, essa estratégia inclui até a oferta de premiações adicionais para motivar os jogadores do Atlético e equilibrar a disputa.

Reflexões sobre o sistema de classificação

Em sua análise, Perrone também questionou o sistema de classificação para a Libertadores, que privilegia posições no Brasileirão em detrimento de desempenhos em competições internacionais e de mata-mata. Ele sugeriu mudanças para priorizar finalistas de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil em futuras edições.

“O Atlético chegou em duas grandes decisões. E ele vai não jogar a Libertadores do ano que vem se ele perder o jogo do Botafogo. Isso é razoavelmente fácil de identificar que não parece muito correto”, argumentou o jornalista.

Assista ao vídeo completo:

A tão aguardada final da Libertadores 2024 acontece sábado, 30 de novembro, no estádio Monumental de Núñez, na Argentina, às 17 horas.

Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost. Em 2026, foi um dos repórteres vencedores do prêmio estadual "Tributação e Justiça Social", promovido pelo Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA).