Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, é mais um distrito atendido pela Sala do Empreendedor Itinerante

Ação municipal vai levar internet gratuita para todos os distritos de Ouro Preto até junho

por Redação Mais Minas

No último sábado (04), o distrito de Rodrigo Silva recebeu a Sala do Empreendedor Itinerante. A ação visa fornecer orientações para o microempreendedor local, como por exemplo, sobre a abertura ou regularização de empresas, auxílio na criação de microempreendedor individual (MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para curso de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo Sebrae. 

Rodrigo Silva é mais um distrito atendido pela Sala do Empreendedor Itinerante
Foto: divulgação/Pade

Além das orientações da Sala do Empreendedor, foi a vez de Rodrigo Silva receber o ponto de internet gratuito, instalado na sede da Sociedade Musical Santa Cecília. A conexão Wi-Fi gratuita visa facilitar o acesso à informação e recursos online para os moradores e potenciais e empreendedores da região. Todos os distritos terão pontos de internet instalados até o segundo semestre.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, explicou a importância do edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que está aberto com valor de 800 mil reais para associações sem fins lucrativos. “Para as associações que precisarem de algum recurso, conversem com as equipes aqui da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Porque tem um edital aberto e vocês podem apresentar um projeto que será analisado pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Econômico. É o conselho que decide que vocês podem ter o benefício de um apoio financeiro que venha contribuir para o desenvolvimento econômico e social do distrito de Rodrigo Silva”, declarou o executivo. 

A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, explicou sobre o recorde do número de empregos gerados no município. “Mais de 19.500 empregos postos de emprego gerados na nossa cidade, e com a Sala Itinerante levando orientações, levando apoio a quem quer empreender, a quem já está empreendendo e quer melhorar o seu negócio. Além da internet gratuita, que em breve chegará a todos os distritos”, afirmou. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, ressaltou a importância de levar os serviços municipais para todas as localidades de Ouro Preto. “A Sala do Empreendedor está aqui, capacitando e informando sobre a abertura de empresas, sobre a regularização do seu negócio. Isso é importante para a gente continuar desenvolvendo a nossa economia. Pela primeira vez na história de Ouro Preto temos 19.500 postos de serviço, isso é muito importante. Este é um momento econômico muito bom, e deixamos aqui como um legado dessa ação conjunta da prefeitura, uma internet gratuita e popular”, ressaltou o secretário.

Juntamente com os serviços da Sala Itinerante do Empreendedor, a Prefeitura de Ouro Preto também levou outros atendimentos ao distrito, como o CRAS Volante, Farmácia móvel, atendimento e agendamento do Cadastro Único, orientações de assistentes sociais sobre benefícios eventuais, inscrições de máquinas agrícolas, inscrições para assistência técnica agropecuária, orientações sobre saúde bucal, medição e orientação do Índice de Massa Corporal com nutricionista, inscrições para Vacina de Brucelose (bovinos), assessoria jurídica comunitária e Procon (parceria Procuradoria e UFOP), informações sobre o Jovens de Ouro 2.0, orientação sobre trânsito e solicitação de sinalização (faixa de pedestres e placas) e informações de serviços (calcário, serviço de inspeção municipal, Agricultura Familiar, serviços do INCRA e IMA).

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco e parceria da UFOP, Jucemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PADE

Leia também: