PUBLICIDADE
Ad 11

Samarco bate novo recorde de produção no segundo trimestre de 2025

Samarco bate novo recorde de produção no segundo trimestre de 2025
Complexo de Ubu, em Anchieta (ES) - Foto: Pixel Vídeo
Última atualização:

A Samarco atingiu um novo recorde de produção ao alcançar 3,9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro no segundo trimestre de 2025. Esse é o maior volume registrado pela mineradora desde a retomada das operações, em dezembro de 2020, e supera o recorde anterior, registrado no primeiro trimestre deste ano.

O volume representa um crescimento de 91% em relação ao mesmo período do ano passado e um avanço de 22% sobre o primeiro trimestre de 2025, que havia registrado 3,2 milhões de toneladas. O resultado foi alcançado com a conclusão do ramp-up de 60% da capacidade produtiva instalada.

De acordo com Gustavo Selayzim, diretor de Estratégia, Financeiro e Suprimentos da companhia, o desempenho confirma o sucesso da retomada gradual. “Esses resultados confirmam que o nosso ramp-up foi bem-sucedido. Alcançamos uma produção recorde de pelotas e finos de minério de ferro com práticas sustentáveis, mantendo nossa função social e cumprindo o que estava previsto no nosso plano de negócios”, afirmou.

Meta é chegar a 15 milhões de toneladas em 2025

PUBLICIDADE
Ad 14

A Samarco tem planos de atingir 15 milhões de toneladas de produção ao longo de 2025. A meta faz parte do processo de recuperação da empresa, que passou cinco anos com as atividades suspensas após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. O desastre causou a morte de 19 pessoas e impactos ambientais que seguem sendo discutidos.

Para alcançar o novo patamar de produção, a empresa pretende reativar o segundo Concentrador e a segunda Pelotizadora, além de concluir a construção de uma nova planta de filtragem de rejeitos no Complexo de Germano, também em Mariana. O investimento previsto é de R$ 1,6 bilhão e faz parte da estratégia de operar com foco em segurança e sustentabilidade. Atualmente, a Samarco destaca que não utiliza barragens para a disposição de rejeitos.

Em 2024, a mineradora produziu 9,7 milhões de toneladas. Com os números do primeiro semestre de 2025, a empresa já soma 7,1 milhões de toneladas, o que corresponde a mais de 47% da meta anual.

A Samarco planeja atingir 100% da capacidade produtiva até 2028. Para isso, está previsto um investimento de até 2,8 bilhões de dólares. No auge da produção, a empresa pretende alcançar a marca de 27 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.