Samarco lança Programa Aprendiz exclusivo para jovens negros, com 69 vagas

0 comment

A Samarco lançou o Programa Aprendiz para jovens negros (as), como mais uma ação afirmativa da empresa para promoção da diversidade, equidade e inclusão. São 69 vagas para residentes de Mariana, Ouro Preto e região, em Minas Gerais; e Anchieta, Guarapari, Piúma e região, no Espírito Santo. Para se inscrever é necessário que o (a) candidato esteja cursando o Ensino Médio ou já ter concluído esse nível de escolaridade, com idade entre 17 e 20 anos. O Programa Aprendiz será promovido em parceria com o Senai e as inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de dezembro, nos links abaixo.  

  • Aprendiz Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais – Complexo Industrial de Ubu (ES)  
  • vagas.com.br/v2455452  
  • Aprendiz Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais – Complexo Industrial de Germano (MG)
  • vagas.com.br/v2455434  

“Essa iniciativa foi desenvolvida por meio do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. Nosso objetivo é termos uma empresa cada vez mais inclusiva e, para isso,   buscamos a inserção e desenvolvimento dos grupos minorizados, entre eles as pessoas pretas e pardas. É uma oportunidade para que jovens negros (as) tenham formação técnica e se desenvolvam, sendo profissionais qualificados (as) para o mercado de trabalho, bem como para futuras oportunidades em nossas instalações”, ressaltou a gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes. 

Samarco lança Programa Aprendiz exclusivo para jovens negros
Complexo Germano, em Mariana (MG) - Foto: Otávio Honorato/divulgação/Samarco

As atividades terão início em fevereiro de 2023. As pessoas selecionadas irão participar de aulas teóricas durante um ano, nas unidades do Senai em Mariana (MG) e Anchieta (ES). Após esse período, acontecerá a formação prática nas instalações da Samarco, no Complexo de Germano (Mariana/MG) e de Ubu (Anchieta/ES).     

Os (as) moradores (as) de Mariana, Ouro Preto e região podem escolher entre duas modalidades: eletricista industrial ou mecânica de manutenção de máquinas industriais. Já quem reside em Anchieta, Guarapari e Piúma também terá duas opções: técnica eletricista ou mecânica de manutenção de máquinas industriais.     

O (a) candidato (a) não pode ter experiência anterior como aprendiz na mesma área escolhida. O processo seletivo será composto de teste online, entrevista individual e avaliação psicológica online.      

Diversidade, Equidade e Inclusão      

A Samarco lançou o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em janeiro deste ano, para fortalecer as ações de promoção da equidade racial, de gênero, da pessoa com deficiência e das pessoas LGBTI+.   

Entre uma série de ações que vem sendo desenvolvidas, a empresa lançou, em agosto deste ano, o Programa de Estágio Mulheres na Mineração para promover a inclusão do público feminino no setor. Também foram oferecidas capacitações afirmativas para mulheres residentes das comunidades onde a Samarco atua em Minas Gerais, como as especializações em Soldagem pelo processo Mig-Mag e Instrumentista Industrial. 

Com o Programa DE&I, a Samarco objetiva ser uma empresa que assegura e dissemina a diversidade, equidade e inclusão e que, baseada na importância das relações humanas em busca de uma mineração sustentável, trabalha com empatia, respeito e transparência em favor do bem-estar coletivo.  

Fonte: Assessoria de Imprensa/Samarco

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS