Menu

Clássico entre Atlético e Cruzeiro tem poucas chances de ocorrer em 2020

28/07/2020 às 10:44
Tempo de leitura
3 min

O ano de 2020 é mesmo atípico para o futebol mineiro, isso não só pela parada por conta do novo coronavírus, mas também pelo fato dos dois maiores clubes do estado estarem ainda disputando a classificação para a segunda fase do Campeonato Mineiro na última rodada. De acordo com o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há 96,6% de chances de Atlético e Cruzeiro não estarem juntos nas semifinais do estadual, algo que não acontece desde 1996, quando o Galo foi eliminado nas quartas de final pelo Villa Nova perdendo a primeira partida por 3 a 1, em Nova Lima, e vencendo por 1 a 0 no Mineirão.

A partir de 1998, em todas as 21 edições, Atlético e Cruzeiro estiveram entre os quatro semifinalistas do Campeonato Mineiro. Além disso, de lá para cá, foram 10 títulos cruzeirenses e oito atleticanos, outros dois ficaram com o América e um foi conquistado pelo Ipatinga. A edição de 2002 não foi consderada, já que os três times da capital mineira não participaram da competição, pois, no mesmo período, jogaram a terceira e última edição da Copa Sul-Minas.

Em 2003, o Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro que, pela primeira vez, foi disputado em pontos corridos, mas em turno único. A fórmula do estadual de como conhecemos atualmente, dividido em pontos corridos seguido de mata-mata, começou em 2004, que também foi conquistado pela Raposa.

Números

São três clubes que disputam por duas vagas na 11ª e última rodada do Campeonato Mineiro. Caldense, Atlético e Cruzeiro estão classificados em terceiro, quarto e quinto colocado, respectivamente. De acordo com o estudo elaboado pela UFMG, há 96,6% de chance da equipe de Poços de Caldas se classificar. Já o Galo tem 77,7% de chances dde classificação, e a Raposa tem 25,7%.

Caso se concretize a maior porcentagem, ou seja, o Atléticou o Cruzeiro ficarem fora da segunda fase da competição, não haverá mais clássico mineiro nesta temporada, pois ambos estão em divisões diferentes no Campeonato Brasileiro e o Galo foi eliminado precocemente na Copa do Brasil.

Em termos práticos, o Cruzeiro vive um pequeno drama, precisando golear a Caldense por pelo o menos 3 a 0 para depender apenas dele para se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro. A Raposa e a Veterana se enfrentam na próxima quarta-feira (29), no estádio Ronaldo Junqueira, conhecido como Ronaldão, às 21h30.

Já o Atlético depende de uma vitória simples sobre a Patrocinense amanhã, às 21h30 , na Arena Independência, para se classificar para a segunda fase do Campeonato Mineiro. Caso haja empate ou derrota do Cruzeiro, o Galo também é classificado.

COMENTÁRIOS