Menu

Como a saúde bucal está alinhada com a estética dental

24/07/2018 às 14:38
Tempo de leitura
3 min

Os tratamentos odontológicos que contribuem para manter os dentes brancos e bem alinhados vão muito além de manter apenas a estética dental perfeita. Por trás de cada tratamento, existe também o cuidado especial com a  saúde bucal e, muitas vezes, a boa aparência é apenas a consequência de um tratamento que corrigiu a mordida ou o maxilar.

Cuidados básicos

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes por doenças que podem ser tratadas. Por isso que os cuidados básicos são a primeira etapa para ter o sorriso dos sonhos e principalmente manter a saúde bucal intacta.

Entre os problemas mais comum encontramos a cárie, aftas, gengivite, periodontite, endocardite bacteriana e o mau hálito. Além disso, muitas pessoas apresentam problemas na mandíbula, como o queixo para frente ou muito para trás, que pode trazer outros problemas. Nesses casos a correção melhora a saúde e a estética dental simultaneamente.

A saúde bucal também pode ser facilmente adquirida seguindo rotinas de limpeza regulares, realizadas por profissionais odontológicos. Algumas dicas vão ajudá-los a dar um pontapé inicial para implementar essa hábito saudável no seu dia:

Começando com uma boa escovação de três vezes ao dia ou sempre que fizer a ingestão de algum alimento. Esse hábito,  além de deixar os dentes limpos e brancos, também ajuda a manter a saúde da boca e melhora a estética dental.

O fio dental deve ser usado antes ou após a escovação, pois ele ajuda a limpar os espaços da boca em que a escova não consegue alcançar. A utilização desse item é uma prática simples que ajuda na prevenção de doenças como periodontite e gengivites, que são causadas pelo acúmulo de placas bacterianas proveniente das sujeiras que ficam alocadas na gengival, além de contribuir para o mau hálito.

Para essas atividades é recomendado utilizar produtos, como creme dental e enxaguantes bucais que contenham flúor, pois é uma substância que também auxilia na remoção de bactérias que causam a cárie.

Os tratamentos voltados para a saúde e principalmente para a estética dental estão cada vez mais eficientes e para prevenir doenças e corrigir problemas de deformidades na face. As visitas regulares ao dentista são necessárias para garantir a saúde bucal e consequentemente melhorar a estética dental o que contribui para a autoestima e o bem-estar do paciente.

Leia também: Não espere a doença acontecer para tratar! Antecipe-se: Previna-se!

Última atualização em 19/08/2022 às 11:01