Menu

Não espere a doença acontecer para tratar! Antecipe-se: Previna-se!

19/07/2018 às 00:23
Tempo de leitura
3 min

Câncer de cabeça e pescoço é o termo que engloba os tumores malignos que se desenvolvem em áreas como boca, orofaringe, faringe, laringe e esôfago, entre outras. Existem alguns fatores que podem predispor o indivíduo ao câncer de cabeça e pescoço, dentre eles o alcoolismo, tabagismo, além da infecção pelo vírus HPV, que aparece como indutor especialmente dos tumores de boca e orofaringe.

A associação do consumo de álcool e cigarro pode aumentar em até 20 vezes o risco de desenvolvimento da doença. Dessa forma pode-se afirmar que estamos falando de uma patologia que pode ser prevenida; bastando apenas alguns simples cuidados com a saúde.

Para se fazer o diagnóstico, são analisados os sintomas apresentados, os possíveis fatores de risco, além do histórico familiar e outras condições clínicas pertinentes. Lança-se mão, ainda, de um exame físico completo, de modo a avaliar sinais que possam sugerir a existência do câncer. Caso sejam detectadas alterações pedem-se exames de imagem, de laboratório e biópsias a fim de se obter a confirmação diagnóstica.

Os principais sintomas relacionados ao câncer de cabeça e pescoço são nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, sangramento repentino no nariz em pessoas que nunca haviam apresentado tal quadro, rouquidão que ultrapassa dez dias e com piora ao longo do tempo, dor de garganta que não apresenta melhora e dificuldade na deglutição.

Devido ao fato de ser uma doença que pode ser prevenida, a simples aquisição de alguns hábitos de vida podem evitar a ocorrência do câncer de cabeça; dentre eles:

– Ter uma alimentação equilibrada, rica em proteínas vitaminas e minerais.
– Gozar de boa higiene bucal.
– Evitar o tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
– Ter cautela quanto à exposição solar, de modo a prevenir o câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.

Nem todos os tipos de câncer podem ser evitados, dessa forma, sendo o câncer de cabeça e pescoço uma classificação que representa um dos tipos evitáveis é de suma importância que não se meça esforços para a prevenção dessa neoplasia, a fim de que cada indivíduo possa poupar-se dos percalços ocasionados pelo acometimento e tratamento da doença.

Leia também: Julho Verde e Amarelo – Uma combinação de cores sem associação com copa do mundo

Última atualização em 19/08/2022 às 11:03