Menu

Julho Verde e Amarelo – Uma combinação de cores sem associação com copa do mundo

04/07/2018 às 15:57
Tempo de leitura
2 min

O mês de julho possui duas campanhas de saúde: A representada pela cor amarela que conscientiza sobre o câncer ósseo e a verde que conscientiza sobre os cânceres de cabeça e pescoço.

O Câncer ósseo trata-se de um câncer derivado do crescimento anormal de células em alguma parte do esqueleto e/ou dos tecidos que o recobrem. O câncer nos ossos pode ser dividido em  primário e secundário. O câncer ósseo primário se forma nas células dos ossos e o câncer ósseo secundário começa em outra parte do corpo, eventualmente se espalhando para os ossos (metástase).

O Julho verde trata-se de uma campanha nacional de conscientização para prevenção dos tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. Os principais fatores de risco para esses tipos de cânceres são o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

O mês de julho com essas duas campanhas representa uma boa oportunidade de se conhecer melhor sobre estes dois tipos de cânceres dos quais pouco se fala: o câncer ósseo e o de cabeça e pescoço. Como todo tipo de câncer essas são patologias causadas por alterações no crescimento das células ,as quais podem ser desenvolvidas em decorrência de alguns fatores de risco, dessa forma conhece-los é o primeiro passo para a prevenção  de tais neoplasias.

Leia também: Junho laranja – Convocação para o cuidado com o titular de 8% do nosso corpo

Última atualização em 19/08/2022 às 11:09