Ultimate magazine theme for WordPress.

Saúde óssea além do trivial

Quando se fala sobre o cálcio já é do senso comum a sua associação com a saúde óssea e a prevenção de doenças como osteoporose; isso se deve ao fato de que esse mineral atua diretamente na formação dos ossos e dentes. O cálcio pode ser encontrado em alimentos como leite e derivados e vegetais verde escuros.

Porém, deve-se lembrar de que o cálcio não é o único nutriente importante para a saúde dos nossos ossos, pois a vitamina D também possui papel crucial nesse processo, devido ao fato de que quando seus níveis estão deficitários o metabolismo do cálcio não ocorre adequadamente, visto que esta vitamina é a responsável por  garantir a absorção do cálcio pelo nosso organismo.

Os principais alimentos fonte de vitamina D são os peixes e frutos do mar, além de leite, ovo e fígado, mas a grande maioria da vitamina D é adquirida por meio da exposição à luz solar, visto que a sua síntese no nosso organismo se inicia na pele pela ação dos raios solares. Dessa forma, recomenda-se que sejam praticadas atividades ao ar livre com a exposição de braços, pernas, abdômen e costas (mantendo o rosto sempre protegido) durante 15 a 20 minutos todos os dias; depois de findado esse tempo deve-se utilizar o filtro solar, a fim de evitar queimaduras. O horário mais indicado para essa exposição é entre ás 10 e 15h, pois é este o período em que ocorre o melhor ângulo de incidência dos raios solares. Vale lembrar que quanto mais clara a pele da pessoa, menos tempo ela precisa ficar exposta ao sol para que seja ativada a produção de vitamina D.

Em fases específicas da vida, como por exemplo, a menopausa é possível que ocorra uma perda óssea com maior velocidade, em decorrência de desequilíbrio hormonal (esta é a razão pela qual a osteoporose é muito mais comum nas mulheres do que nos homens). Por isso, sobretudo nas idades mais avançadas, é essencial que se mantenha uma dieta rica em cálcio, e se tenha adequada exposição solar diariamente, podendo inclusive, em alguns casos, ser indicado o uso de suplementos, pois o envelhecimento da pele faz com que o início da síntese de vitamina D seja prejudicado, favorecendo, dessa forma, a ocorrência de deficiência dessa vitamina e consequente maior predisposição a fraquezas e fraturas ósseas nos indivíduos idosos .

Para manutenção da saúde dos nossos ossos e dentes basta cuidarmos dos nossos hábitos diários, tendo uma alimentação diversificada e equilibrada, além de manter uma exposição solar adequada. São hábitos simples que sendo praticados regularmente podem proporcionar uma maior qualidade de vida e longevidade.

Leia também: Entenda o que seu metabolismo tem a ver com seu ganho de peso

Comentários do Facebook