Menu

5 ações para fazer antes de deitar para dormir melhor

26/08/2021 às 00:15
Tempo de leitura
5 min
Foto: Biblioteca de imagens do Canva
Foto: Biblioteca de imagens do Canva

Se você é um dos 40% de brasileiros que têm problemas de sono, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), então precisa conhecer algumas ações para fazer antes de deitar para dormir melhor. Esses cuidados são importantes para garantir uma boa noite de descanso para você, uma vez que não dormir o suficiente pode trazer problemas e até mesmo encurtar a sua vida, como mostram as pesquisas mais recentes sobre o assunto.

Existem diversos tipos de problemas que podem afetar a qualidade do seu sono e dificultar o início do seu descanso durante a noite. Os problemas podem ser de hábitos do seu dia a dia ou de questões naturais do seu organismo. Alguns desses problemas podem ser facilmente corrigidos ou, no mínimo, controlados para garantir uma boa noite de sono. Já outros exigem a intervenção de especialistas para resolver.

Confira abaixo algumas ações para fazer antes de deitar para dormir melhor! Caso elas não funcionem, o ideal é procurar um médico especializado na medicina do sono!

5 ações para fazer antes de deitar para dormir melhor

1. Tomar chá de camomila ou leite morno

Uma das principais formas de conseguir dormir melhor é preparar o seu organismo para isso. Existem alguns cuidados específicos que podem ajudar nisso, como tomar leite morno e chá de camomila, embora as duas bebidas tenham funcionamentos bem diferentes.

O leite morno é recomendado por ter uma atuação eficaz em curto prazo. Na prática, tomá-lo ajuda o organismo a produzir os hormônios básicos necessários para dar início ao processo de pegar no sono. É por isso que é comum que muitas famílias tenham o hábito de tomar um copo de leite de noite, antes de ir para a cama.

Já o chá de camomila tem um efeito calmante muito significativo. Ainda que ele possa fazer efeito no curto prazo, os benefícios da substância são sentidos de maneira mais significativa no longo prazo.

As melhorias mais significativas na facilidade de pegar no sono e ter uma noite mais tranquila são sentidas depois de um mês bebendo o chá todas as noites, um pouco antes de ir dormir.

2. Desligar todas as telas e a Internet

Se você quer pegar no sono mais facilmente, precisa preparar o seu cérebro para isso. Na prática, isso significa cortar os elementos estimulantes da nossa rotina, para permitir que o cérebro possa começar a descansar.

Dentre os elementos estimulantes mais comuns estão as telas de computador, televisão e celular. Tanto a luz delas, quanto às atividades que elas proporcionam, estimulam  o cérebro a entrar em um estado de pensamento mais ativo, o que é difícil para quem quer descansar.

Portanto, antes de ir para a cama, desligue as telas de TV, celular e computador por alguns minutos. Não receba esses estímulos e você conseguirá pegar no sono mais facilmente.

3. Ler ou meditar

Além de não estimular o cérebro, é importante também colocá-lo em uma linha de pensamento mais tranquila. Isso pode ser feito de duas formas muito interessantes: pela leitura ou pela meditação. Ambas conseguem preparar o seu cérebro para entrar em um nível de atividade mais fácil para pegar no sono.

Por isso, é recomendado ter um livro de cabeceira em casa, alguma coisa que possa permitir uma leitura leve antes de pegar no sono. Não é necessário que seja algo muito desafiador, claro, então uma coletânea de crônicas leves ou pequenos contos já é o suficiente.

Além disso, caso haja o interesse, pode ser interessante começar a meditar. A meditação ajuda a organizar a sua atividade cerebral e reduzir a sua atividade para criar um clima mais tranquilo.

4. Fechar todas as janelas e portas do quarto

Estímulos externos podem ser muito prejudiciais para quem quer tentar dormir. Isso inclui a temperatura, a luminosidade e o nível de ruídos também. Portanto, para criar um bom ambiente para descansar, o ideal é fechar todas as portas e janelas do seu quarto para poder controlar esses três elementos.

5. Revise seu diário dos sonhos

Por fim, uma última dica para se preparar antes de dormir é revisar o seu diário dos sonhos. Um diário dos sonhos é um pequeno caderno onde você anota tudo que lembrou que sonhou. Isso é importante para desafogar o seu cérebro de informações específicas sobre os seus sonhos e para estudar melhor os símbolos deles. Com um diário do tipo, você conseguirá determinar qual o significado de sonhar com dinheiro, com comida, com animais e outros símbolos. Isso ajudará a ter uma noite de sono mais tranquila.

Essas são algumas das ações para fazer antes de deitar para dormir melhor. Elas ajudarão a lidar com os elementos externos que estão atrapalhando o seu descanso. No entanto, é possível que você seja um dos muitos brasileiros que sofrem de ansiedade ou tenha algum outro problema específico que impeça o descanso. Nesse caso, o ideal é procurar um terapeuta ou médico do sono para fazer uma análise e ver o que pode ser feito para mudar a situação.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para ajudar outros amigos que também tenham o mesmo problema!

Última atualização em 19/08/2022 às 07:39