Menu

7 sinais da andropausa (menopausa masculina)

11/05/2018 às 16:06
Tempo de leitura
2 min

Muitos homens pensam que somente as mulheres sofrem com a alteração de hormônios quando chega a uma certa idade, mas eles estão enganados. Apesar de pouco divulgado, os homens também podem passar pela queda de hormônio, a chamada Andropausa (menopausa masculina) e apresentar sintomas semelhantes a menopausa da mulher.
A partir dos 40 anos de idade, os homens devem procurar um urologista para realizar exames rotineiros e saber como está a saúde hormonal. 
A minoria dos homens é capaz de detectar os sintomas desta fase, por isso achamos importante compartilhar para que todos possam entender o corpo e se cuidar em uma das fases mais delicadas da vida.

Confira abaixo os 7 principais sintomas da Andropausa:

1- Diminuição do desejo sexual;
2- Cabelo e pele excessivamente secos;
3 – Fraqueza muscular e insônia;
4 – Irritabilidade/ansiedade;
5 – Aumento de suor;
6 – Alteração na composição dos ossos e
7 – Falta de concentração.
Para enfrentar a andropausa com sucesso, o homem deve realizar exames anualmente com avaliação cardiovascular, principalmente se este já sofre de alguma doença, manter uma dieta saudável para evitar o excesso de peso, aumentar a ingestão de peixes ricos em gorduras saudáveis (sardinha e salmão), comer frutas e verduras diariamente, praticar exercícios físicos (ou pelos menos uma boa caminhada), beber 2L de água ao dia e  evitar o consumo de álcool e cigarros.
Alguns homens necessitam de tratamentos  como reposição da testosterona. Todos que apresentam os sinais citados acima devem procurar ajuda profissional de um Urologista para saber qual seria o melhor caminho a seguir com relação a esta fase.
Homens fiquem atentos! E até a próxima.
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:30