Menu

Janeiro Branco: quem ama cuida da mente

04/01/2020 às 10:00
Tempo de leitura
2 min

A campanha Janeiro Branco foi criada pelos profissionais da área da saúde mental para conscientizar as pessoas sobre o que significa a saúde mental. O movimento nasceu em 2014 na cidade mineira de Uberlândia e já ganhou força internacional, sendo promovido também em outros países como Estados Unidos, Japão e Portugal. A inspiração para a criação da campanha veio do movimento “Outubro Rosa”.

De acordo com o site “Janeiro Branco”, a “Saúde Mental”, em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto a ausência de transtornos mentais (ou doenças mentais) como, por exemplo, a Depressão, a Ansiedade Generalizada, a Esquizofrenia ou a Bipolaridade, como, também, a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente, às circunstâncias, condições e vicissitudes da vida, como, por exemplo, a pressão no trabalho, os desencontros amorosos, as cobranças da sociedade, as oportunidades da infância, as responsabilidades da vida adulta, as questões da senilidade etc.

Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), cerca de 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de transtornos de saúde mental; 15% dos jovens em países de baixa e média renda já consideraram suicídio.

“Muitas crianças e jovens, ricos e pobres, nos quatro cantos do mundo, estão passando por problemas de saúde mental.”, disse Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, conferência sobre saúde mental realizada em novembro na Florença, Itália.

Portanto, é importante a conscientização sobre a importância de olhar para a saúde mental, não só em janeiro, mas como em todos os outros meses do ano, porque a saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social, afetando como pensamos, sentimos e agimos. A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e a adolescência até a idade adulta.

Janeiro Branco: quem ama cuida da mente.

Leia também – Janeiro Branco: A primeira resolução a cumprir é cuidar de si mesmo

COMENTÁRIOS