O que você procura?


Minas tem 21 casos confirmados de sarampo

Elis Bohrer 20 de agosto de 2020 às 10:58
Tempo de leitura
2 min

Adultos com idade entre 20 e 49 anos tem até o dia 31 deste mês para se vacinarem pelo SUS contra o sarampo. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre dezembro de 2019 e julho deste ano, 21 casos da sarampo foram confirmados no estado.

O vírus foi notificado em Minas 225 vezes, em 84 municípios, sendo o mais afetado Belo Horizonte, com nove casos confirmados. Juiz de Fora registrou 4 casos, Conselheiro Lafaiete e Cataguases foram acometidos por dois casos cada.

A maioria das vítimas possuía idade entre 20 e 29 anos, em seguida o vírus foi detectado em crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos.

LEIA TAMBÉM:  Conheça a “Medicina do Estilo de Vida”, um novo conceito para a saúde

Em outubro do ano passado, o número de casos de Sarampo em Minas Gerais teve um aumento considerável, chegando a 41 casos.

Neste ano, a campanha de vacinação contra o sarampo já acabou, agora é a vez do público adulto ser imunizado.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no início deste mês, o Brasil ainda vive um surto de sarampo em suas cinco regiões, a mais atingida é a região Norte no país.

Durante a semana epidemiológica, que é marcada entre dezembro de 2019 e julho de 2020, 7.393 casos de sarampo foram confirmados no Brasil. No estado do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina foram os que concentraram os maiores números da doença. Minas Gerais está na nona colocação para maior incidência de sarampo.

LEIA TAMBÉM:  Exame de próstata ainda é tabu entre os homens

Sarampo

Após ser eliminado do continente americano, em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sarampo voltou a ser uma preocupação no Brasil em 2019, ano em que começaram a surgir novos casos no país e um novo surto pode ser acompanhado.

O sarampo é uma doença causada por um vírus chamado morbillivirus. Assim como o atual coronavírus, que tem atingido o mundo, o sarampo é infeccioso e altamente transmissível, acometendo 90% das pessoas expostas a ele, com uma diferença, há como ser imunizado, e somente através da vacina é possível se proteger.

Principais Sintomas

  • Febre acompanhada de tosse
  • Irritação nos olhos
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Mal-estar intenso