Secretaria de Saúde destina R$ 640 mil para prevenção do Aedes em 29 cidades

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou uma resolução que destina R$ 640 mil como recursos complementares para serem destinados à 29 cidades para o controle do Aedes. O valor será transferido em uma única parcela vindo do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e irão variar de acordo com a população de cada município, podendo ser de 20 a 40 mil reais. Os municípios contemplados estão listados, clique aqui para conferir.

O dinheiro destinado às cidades para o controle do Aeges pode ser utilizada para contratação de agentes de controle de endemias, capacitações para profissionais na assistência hospitalar, confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização, e de mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

Para conseguir integrar à lista de municípios que recebem esse recurso financeiro, as cidades devem assinar Termo de Compromisso no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde (SiG-RES).

De janeiro até a última quarta-feira (4), Minas Gerais registrou 20.381 casos prováveis de dengue e um óbito já registrado no município de Medina. Ainda há 10 óbitos em investigação. Já em relação à Febre Chikungunya, foram registrados neste ano 403 notificações. E quanto à Zika, foram registrados 130 casos prováveis, sendo 18 em gestantes, até o momento.

Medidas de Prevenção 

Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:

  1. Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água.
  2. Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  4. Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo.
  5. Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado.
  6. Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia.
  7. Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos.
  8. Realize uma limpeza frequente nas calhas.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS