Sérgio Moro no STF

Publicado: última atualização em 0 comment

Em entrevista concedia à rádio Bandeirantes no último domingo(12), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que ficará disponível após aposentadoria do decano Celso de Mello, o que deve acontecer em novembro de 2020.

“A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com o Moro e, se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso”, disse Bolsonaro.

O compromisso que Bolsonaro se refere é pelo fato de Moro ter deixado a magistratura após 22 anos de atuação como juiz federal para assumir um ministério no seu governo.

O Supremo Tribunal Federal é composto por 11 ministros, e a indicação dos magistrados, por lei, é de competência do presidente da República, sendo que o nome indicado pelo presidente deve passar pelo crivo do Senado, que pode ou não aceitar a indicação.

O compromisso com Sergio Moro foi firmado pelo presidente logo após a sua vitória nas urnas, em outubro de 2018. Na ocasião, Bolsonaro convidou Moro, já pretendendo futuramente indicar o ex juiz federal para uma vaga no STF. Sergio Moro ficou conhecido no Brasil pela sua atuação na operação Lava Jato, operação responsável por prender empresários e políticos brasileiros devido à crimes de corrupção cometidos na Petrobras e outras estatais nacionais, tendo como maior destaque a condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS