Menu

Sereia simboliza Áries: conheça o mito folclórico de cada signo

Se o folclore brasileiro tem a ver com a mitologia greco-romana, que se relaciona com a astrologia,  qual seria o personagem folclórico de cada signo do Zodíaco? 
11/03/2022 às 16:26
Tempo de leitura
10 min
A sereia faz parte da cultura folclórica do Brasil. Ela também se relaciona com à astrologia. Na foto há uma mulher metade peixe e metade humana. Foto: Canva
A sereia faz parte da cultura folclórica do Brasil. Ela também se relaciona com à astrologia. Na foto há uma mulher metade peixe e metade humana. Foto: Canva

A sereia simboliza Áries. Os demais 11 signos do zodíaco também possuem um mito folclórico. 

Os personagens da mitologia da Antiga Grécia começaram a surgir em 700 anos antes de Cristo. Mas não foram apenas os gregos que tiveram a  imaginação de criar lendas para chamar de suas. 

Em 1965, o Brasil oficializou a cultura folclórica, cujo um dos elementos principais foi o surgimento de seres híbridos, sendo metade humanos e metade animais, e outros completamente animal. 

Para quem não sabe, os mitos estão intimamente relacionados à astrologia. Mesmo que a origem deles no Brasil tenha influência indígena, e é mais recente – pelo menos para o conhecimento de povos distintos dos indígenas), enquanto que outra mitologia partiu da Grécia, dois países e em tempos diferentes. A criação de mitos expressa pensamentos humanos inerentes ao místico. 

A ideia de uma força superior e como ela deveria ser, em sua forma física, filosófica e psicológica, pode ser compreendida como a externação do ideal que gostaríamos de alcançar em nossa própria existência, ou a necessidade de ser guiado por algo, ou alguém. 

Portanto, associar a mitologia ao folclore brasileiro é compreensível tanto do ponto de vista psicológico, como do ponto de vista até logo, visto que os seres míticos brasileiros se relacionam profundamente com os corpos celestes. 

O Boto-cor-de-rosa, exemplificando, é um animal que com a chegada da noite e da Lua Cheia se transforma em um belo homem, que seduz as mulheres e as engravida. A lenda tem origem nas águas do rios amazônicos. 

Perceba a presença da Lua no conto, que precisa se apresentar em uma fase específica, Cheia, para que o mito possa se transformar. Para criar tal personagem foi necessário observar o satélite Lua e suas fases, deixar o lúdico fluir e trazer um pensamento filosófico (pois se o boto engravidava as mulheres, isso pode significar que na vida real algumas mulheres engravidavam, porém, não queriam divulgaram o nome dos pais das crianças, por diversos motivos). Toda essa estrutura também foi usada para criar os mitológicos deuses gregos. 

Outra questão que também pode conectar as duas culturas populares é o fato de muitos estudiosos do folclore brasileiro indicarem que ela tem influências de Portugal, país europeu que colonizou o Brasil, a partir de 1.500. 

Assim como todo o continente europeu, Portugal também recebeu influências da Antiga Grécia, através da Antiga Roma. 

Embora existam ativistas indígenas e da cultura negra que defendem a apropriação portuguesa sobre essas lendas criadas no Brasil, Luís Câmara Cascudo (1898/1986), um dos maiores estudiosos sobre o tema e muito respeitado, defendeu que elas surgiram na Europa e foram adaptadas no Brasil. O que fortalece os nossos argumentos. 


Para ambos a crença de que pessoas podem ser deuses ainda em vida se faz presente. Para acreditar é preciso fé!

Se o folclore brasileiro tem a ver com a mitologia greco-romana, que se relaciona com a astrologia,  qual seria o personagem folclórico de cada signo do Zodíaco? 

Vamos responder essa pergunta e apontar algumas características bastante similares entre elas. Confira! 

A lenda folclórica de cada signo 

Áries – Iara 

Iara à beira-mar. Foto: Canva

Uma mulher metade gente e metade peixe, assim é a narrativa Tupi para a famosa sereia Iara. 

“Eu sou a chuva que lança a areia do Saara sobre os automóveis de Roma, eu sou a sereia que dança, a destemida Iara, água e folha da Amazônia”, assim escreveu Caetano Veloso, sobre a figura da sereia. 

Conta a lenda que Iara era uma índia de origem tupi. Ela ficou conhecida pela sua encantadora beleza e pelo canto, que envolvendo os homens, o leva para o fundo do rio Solimões, de onde eles não voltam nunca mais.

O desejo de conquistar e o desinteresse repentino logo depois de conseguir alcançar seus objetivos é uma característica que marca o signo de Áries. 

Touro – Saci Pererê

O sarcasmo e bom humor do signo de Touro é perceptível na lenda do Saci Pererê. 

O menino negro que pula com uma perna só e fuma um cachimbo, é muito brincalhão. Conhecido por praticar brincadeiras como esconder objetos, fazer redemoinhos usados para aparecer e desaparecer e brincar com os cavalos. 

Pois é, por onde ele passa ele provoca confusões e muitas trolagens e dá gargalhadas quando consegue pregar uma peça em alguém. 

Gêmeos – Lobisomem 

Lobisomem olhando a Lua Foto: Canva

Refletindo a dupla personalidade do signo de Gêmeos, o Lobisomem é um dos folclores mais conhecidos do mundo. Sua origem é europeia, porém em terras tupis-guaranis há narrativas para ele. 

O Lobisomem é um homem que tem uma vida normal, exceto nas noites de Lua Cheia, em que se transforma em um terrível lobo. 

No brasil há várias histórias para o personagem, dizem que se nascer sete homens consecutivos de uma mesma mãe, o sétimo vira lobisomem, ou que a criança que não é batizada na igreja católica também sofre a transmutação. Mas isso são apenas crendices populares. 

Câncer – Bumba meu boi 

Artesanato de Bumba meu Boi. Foto: Canva

Como o signo de Câncer é um dos mais sensíveis do Zodíaco, trouxemos a lenda do Bumba Meu Boi, para fazer um paralelo mitológico. 

Bumba Meu Boi foi um animal que foi morto para satisfazer o desejo de uma mulher grávida que queria comer a língua do animal. A saber a língua de boi é um prato muito famoso no Brasil e outros países. 

Pois bem, para fazer a vontade de sua esposa, Mãe Catarina, o Pai Francisco matou o boi mais bonito que havia em uma fazenda. 

Porém o dono do animal possuía muito apreço por seu bicho de estimação chamado curandeiros que depois de realizar rituais conseguiram ressuscitá-lo. Houve grande festa na fazendo para comemorar a volta do Boi, que foi batizado como Bumbá.  

Leão – Cobra Grande 

Foto: Canva

A Cobra Grande é conhecida pelos seus encantos. Ela é muito vistosa e bonita, tal como os nativos no signo de Leão. 

De acordo com a lenda, a Cobra Grande vive no mar e quando percebe que algum explorador está indo caminho à terra que ela deseja proteger, ela ilude tripulados realizando lindos nados, em seguida destruir o navio. 

Virgem – Caipora 

Foto: Fala Universidades

Assim como a Astréia, deusa mitológica que simboliza o signo de Virgem, a Caipora é uma guerreira protetora da natureza. Mais especificamente da floresta Atlântica, a maior floresta do mundo. 

Sua imagem se associa com arco e flecha, pois defende a natureza dos caçadores e cortadores de árvores. Soltando fortes uivos ela assusta qualquer ameaça contra a natureza. 

Ela também é vista em cima de um porco do mato. Seus cabelos são vermelhos como o fogo. 

Uma curiosidade marcante é que não se sabe ao certo o seu sexo, hora parece menino e hora menina. 

Libra – Boitatá

O signo de Libra é representado pela mesma deusa de Virgem, porém na forma de constelação, pois Astreia, não conseguiu ver tantas situações de injustiça cometidas contra a natureza e por isso foi transformada por Zeus em um conjunto de estrelas, passando a viver no céu. 

No folclore brasileiro ela pode ser facilmente identificada através da lenda da Boitatá, uma serpente que vive protegendo a mata dos perigos de destruição. 

A narrativa para essa personagem é que ela deixa cega qualquer pessoa que olhar dentro dos seus olhos. Essa é a maneira que ela encontrou para paralisar  quem tenta destruir a natureza. 

Escorpião – Mula sem Cabeça 

Foto: Notisul

O signo de Escorpião é muito conhecido pela sua intensidade. Quando os seus nativos amam, amam muito, o mesmo ocorre quando odeiam. 

Aqui ele se aproxima da história da Mula sem Cabeça, uma mulher que antes de se transformar em uma figura assustadora, se apaixonou intensamente por um padre. 

Ela dava muitas investidas na relação, fazendo com que o padre caísse em tentação e por isso recebeu o castigo de ser transformada em uma mula, que no lugar da cabeça tem labaredas de fogo. 

O conto diz que a Mula sem Cabeça passeia em praças com igrejas católicas todas as sexta-feiras. 

Sagitário – Cuca 

Uma das principais características do signo de Sagitário é trabalhar muito, até alcançar seus objetivos. 

Sagitário também é estereotipado como um signo de pessoas que passam por cima de suas relações quando possuem uma meta a cumprir. O que remete ao folclore de Cuca, uma mulher com corpo de jacaré. 

A Cuca é malvada  e muito usada para assustar as crianças desobedientes. Quem nunca foi unido com a típica canção” Nana neném que a Cuca vai pegar”?

Capricórnio – Curupira 

Foto: Aninha pelo Brasil

O curupira tem os pés para trás. Reza a lenda que seus pés são assim para distrair dos destruidores da natureza para outro lado. 

Capricórnio é um signo extremamente comprometido e fiel com as pessoas que amam, assim como o Curupira é com a fauna e flora. 

Mas ele também tem um lado humorístico que só aflora para as pessoas mais próximas.

Aquário – Boto-cor-de rosa 

Foto: Escola Educação

O Boto-cor-de-rosa não é uma figura folclórica vista com bons olhos. Isso porque segundo a lenda ele é um homem muito bonito que usando trajes brancos e chapéu, sai pela noite  encantando e engravidando as mulheres e depois volta a ser boto, sumindo rio adentro. 

Esse desprendimento e necessidade em manter várias relações podem ser comparadas com características marcantes no signo de Aquário. 

Peixes – Negrinho do Pastoreio

Foto: Cultura na Ativa

A evolução espiritual , emocional e material é uma latente no signo de Peixes. Seus nativos estão sempre em busca de crescimento. Por isso trouxemos como figura chave para a sua maior compreensão um menino frágil e muito forte ao mesmo tempo. 

O Negrinho do Pastoreio é entendido como um menino que foi escravizado no Sul do Brasil durante o período de colonização do Brasil. Como forma de punição por ter perdido um cavalo, o menino foi lançado em um formigueiro, porém ao seu lado, as pessoas poderiam ver uma santa, a Virgem Maria (mãe de Jesus), que trouxe de volta o cavalo perdido, salvando o menino do vil castigo. 

Até os dias atuais, quando alguém perde alguma coisa, pede ajuda do Negrinho do Pastoreio, para localizar. 

Última atualização em 12/03/2022 às 14:23