Menu

Técnico Rafael Dudamel assina com Atlético para 2020

02/01/2020 às 20:53
Tempo de leitura
3 min

O tempo de espera acabou. O torcedor atleticano pode respirar aliviado, pois Rafael Dudamel assinou com o Atlético e será apresentado como o novo treinador do Galo para a temporada 2020. O treinador oficializou sua saída da seleção venezuelana com uma carta aberta divulgada no Twitter e fechou negócio com o clube mineiro por duas temporadas.
Rafael Dudamel era treinador da seleção principal da Venezuela desde abril de 2016 e já teve passagens positivas nas categorias de base do país. O ex-goleiro, de 46 anos, chega ao Atlético com perfil de ter bom desempenho com jogadores jovens e elencos sem “medalhões”, por isso, os olhos da diretoria alvinegra cresceram com o técnico.
Dudamel terá o salário na faixa de R$ 250 mil por mês. Ele também será acompanhado de uma comissão formada por Marcos Mathías (assistente técnico), Marcos Mathías (preparador físico), Rodrigo Piñón (analista de desempenho) e Jeremías Álvarez (psicólogo).

O cargo de técnico do Atlético estava vago desde a decisão anunciada pela diretoria da não continuidade de Vagner Mancini, terceiro treinador do Atlético em 2019, que foi contratado em outubro no lugar de Rodrigo Santana. O contrato de Vagner se encerrou na última terça-feira (31) e não houve procura por renovação.

Rafael Dudamel é anunciado com a expectativa de continuidade no cargo, já que o Atlético tem sido conhecido como o “triturador” de treinadores, tendo seis técnicos em apenas duas temporadas.

Perfil

Considerado de personalidade forte, Dudamel é um treinador que bate de frente com jogadores e dirigentes. Bem quisto na seleção venezuelana, a saída dele para se juntar ao Atlético se deve mais a problemas de relacionamento do que desempenho. O técnico entrou em rota de colisão com a federação do país cobrando mais profissionalismo da administração do futebol venezuelano e, a partir daí, a relação se deteriorou.
E quando o assunto são os atletas, Dudamel também não facilita. O atacante Josef Martínez, um dos principais jogadores da geração do país, se retirou da seleção, segundo ele, enquanto o comandante fosse o ex-goleiro. Martínez define sua saída como “motivos psicológicos causados por Dudamel”. Ele diz ainda que “É emocional: o desgaste anímico toda vez que vou a seleção atualmente, produto do comportamento comigo de quem lidera o corpo técnico da seleção. Sendo a Copa América 2019 o evento que mais me afetou emocionalmente e esportivamente. Passei realmente mal”.
Outra curiosidade sobre o Dudamel, é que ele é considerado um dos maiores foleiros artilheiros do futebol, com 16 gols marcados em partidas oficiais, sendo um deles por sua seleção. No Galo, o treinador se reencontrará com Rómulo Otero, seu comandado na equipe venezuelana.