Terapia Cognitivo-Comportamental: o que é e por que estudá-la

por Rodolpho Bohrer

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de tratamento psicológico que demonstrou ser eficaz para uma série de problemas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, problemas de uso de álcool e drogas, problemas conjugais, transtornos alimentares e doenças mentais graves.

Terapia Cognitivo-Comportamental: o que é e por que estudá-la

Segundo estudos, a TCC leva a uma melhora significativa no funcionamento e na qualidade de vida. Além disso, demonstrou ser tão ou mais eficaz do que outras formas de terapia psicológica ou medicamentos psiquiátricos.

Vale lembrar que os avanços nesse tipo de tratamento têm sido alcançados com base tanto na pesquisa, quanto na prática clínica, portanto a terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem para a qual há ampla evidência científica de que os métodos desenvolvidos realmente produzem mudanças.

A TCC é baseada em vários princípios fundamentais, como basear os problemas psicológicos, em parte, em formas de pensar defeituosas ou inúteis, e em padrões aprendidos de comportamento inútil.

Ou seja, o tratamento geralmente envolve esforços para mudar os padrões de pensamento. E essas estratégias podem incluir o reconhecimento das próprias distorções no pensamento que estão criando problemas, e então reavaliar à luz da realidade.

Para os estudantes ou profissionais da área da saúde que desejam se especializar no segmento psicológico, fazer um curso de terapia cognitivo comportamental é a chance de se licenciar com treinamento em saúde mental e poder atender a alta demanda por esse serviço que vem surgindo nos últimos anos.

A TCC vem apresentando resultados mais duradouros contra recaídas de diversos transtornos, como depressão e ansiedade, proporcionando efeitos eficazes e bem-estar aos pacientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

Newsletter