Menu

Terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (11)

11/05/2020 às 11:04
Tempo de leitura
2 min

Começa hoje (11) a terceira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A fase da Campanha foi dividida em duas etapas: a primeira tem como público alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas com deficiência, que serão vacinados entre os dias 11 e 17 de maio. Já o grupo a ser vacinado na segunda são professores da rede de escolas públicas privadas. Estes receberão as doses entre os dias 18 de maio e 5 de junho.

Anteriormente, estava programado para o último sábado (9) o dia “D” de mobilização nacional para vacinação. Mas pensando em evitar a aglomeração de pessoas, o plano foi cancelado.

A ideia do Governo de Minas é vacinar 3.583.349 pessoas em todo o estado, nessa terceira fase da campanha. A coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, falou sobre a importância da vacinação, principalmente no momento da pandemia do novo coronavírus.

“Neste momento de pandemia, vacinar contra a influenza é ainda mais importante. A vacina protege as pessoas contra as complicações e os casos mais graves da gripe. Por isso, quanto mais pessoas se vacinarem, menos hospitalizações e óbitos teremos no estado decorrente da influenza. Assim, a vacina diminui os impactos sobre os serviços de saúde”, disse Josianne.

A vacina

Josianne falou ainda sobre a importância da vacina, podendo ela reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela Influenza (gripe). Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Números da campanha

Segundo o site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 8 de maio, foram vacinadas 2.710.281 pessoas com 60 anos e mais de idade e 513.582 trabalhadores de saúde. Na segunda fase, foram vacinados 1.625.085 pessoas do público que incluía indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, força de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.

Veja também: Minas Gerais chega a 121 mortes e 100 casos suspeitos de coronavírus

COMENTÁRIOS