Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A plataforma Recoloca Rio Doce está disponibilizando um total de 404 vagas de emprego em várias cidades, incluindo Mariana, Barra Longa, Belo Horizonte, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova e Rio Doce. A maioria dessas oportunidades está voltada para a área de construção civil, especificamente para as ações de reparação e compensação executadas pela Fundação Renova.
Essas vagas são oferecidas por empresas contratadas pela Fundação Renova, muitas das quais estão envolvidas nas obras de reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, além de modalidades de reassentamento familiar em Mariana. Os detalhes das vagas e seus requisitos podem ser encontrados nas plataformas Recoloca Rio Doce e Emprega + Mariana.
Os profissionais interessados em se candidatar a essas vagas devem cadastrar seus currículos na plataforma Recoloca Rio Doce. Essa ferramenta online e gratuita, desenvolvida em parceria com a Kienbaum Consultoria, tem como objetivo conectar candidatos das regiões mencionadas às empresas que necessitam de mão de obra.
+ Mineradora anuncia mais de 100 vagas de emprego em setembro, algumas em regime híbrido
É importante ressaltar que o cadastro do currículo não garante a contratação, mas é um requisito para participar dos processos seletivos das empresas parceiras da Fundação Renova. Com essa plataforma digital, currículos impressos não serão mais considerados, proporcionando uma maior abrangência e acesso às vagas, uma vez que as necessidades das empresas são identificadas e os candidatos são direcionados de acordo com as demandas específicas de cada projeto.
Além das vagas de emprego, o Recoloca Rio Doce também oferece oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho, incluindo treinamentos e videoaulas sobre elaboração de currículos. Isso contribui para o aprimoramento das habilidades dos profissionais nas regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, aumentando suas chances de reintegração ao mercado de trabalho local.
A valorização da mão de obra local é um compromisso da Fundação Renova na execução das atividades de reparação, conforme estabelecido no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana. Os fornecedores da Fundação também têm como diretriz a priorização da contratação de trabalhadores locais para a realização de seus projetos.
A Fundação Renova é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo exclusivo de gerir e executar programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Seu trabalho é resultado do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em 2016, que envolve diversas partes interessadas, incluindo Samarco, Vale, BHP e governos federal e estaduais.
Confira algumas das vagas disponíveis:
- Ajudante de ETA: 1 vaga em Mariana.
- Ajudante de ETE: 1 vaga em Mariana.
- Ajudante de obra: 25 vagas em Mariana.
- Ajudante de produção: 30 vagas em Mariana.
- Almoxarife (portador de deficiência física): 1 vaga em Mariana.
- Analista de biodiversidade PL (vaga exclusiva para PCD): 1 vaga em Mariana.
- Carpinteiro: 10 vagas em Mariana.
- Consultor botânico: 1 vaga em Mariana.
- Eletricista: 5 vagas em Mariana.
- Encanador: 5 vagas em Mariana.
- Encarregado: 3 vagas em Mariana.
- Instalador e reparador de linhas de assinantes: 1 vaga em Mariana.
- Marceneiro: 4 vagas em Mariana.
- Monitor: 3 vagas em Mariana.
- Pedreiro: 10 vagas em Mariana.
- Pintor: 5 vagas em Mariana.
- Servente: 5 vagas em Mariana.
- Sinaleiro: 30 vagas em Ouro Preto.
- Supervisor de campo área florestal: 1 vaga em Mariana.
- Técnico ambiental: 2 vagas em Barra Longa.
- Técnico em segurança do trabalho: 1 vaga em Mariana.
- Tratador de Animais I: 3 vagas em Mariana.