O Tie Dye é uma tendência que vem chegando ao Brasil desde o último verão, porém ela só “pegou”mesmo durante o inverno deste ano. Na verdade, essa moda explodiu e a mulherada anda desesperada à procura das peças manchadinhas. Para a alegria de muitas, viemos ensinar como fazer suas peças Tie Dye em casa.
A técnica do Tie Dye surgiu no japão em meados do século VI. No início ela se chamava shibori. A pigmentação dos tecidos era realizada não apenas pelos japoneses, como também por povos africanos e outros povos asiáticos. No entanto, ela só veio se chamar Tiy Dye na década de 70.
No ocidente, o Tie Day virou símbolo do movimento hippie. Janis Joplin e outros artistas alternativos usavam as roupas manchadas que entregam um mood livre, alegre, mas com muita atitude.
Agora a moda volta ao Brasil de maneira intensa, principalmente após ser usada pela cantora Manu Gavassi e outros participante do reality show Big Brother Brasil 2020.
A geração dos anos 90 viveu um momento, ainda que curto, de retorno da tendência Tie Day. Na época, os jovens confeccionavam suas próprias peças em casa. Sim, é possível reproduzir a técnica.
É claro que não vamos desmerecer o trabalho dos estilistas que se empenham para criar novas formas e cores para as peças. Nossa intuito é poder proporcionar aos nossos leitores uma experiência divertida. Que tal brincar com as cores?
Como fazer Tie Day?
Você vai precisar de:
- Roupas brancas: blusa, calça, saia, short, bermuda ou macacão
- Tinta para tecido com as cores que desejar usar
- Elásticos
Modo de fazer
- Molhe a roupa que você vai usar com água em temperatura ambiente
- Faça gomos com o elástico nas peças que você deseja tonalizar
- Dilua a tinta com água, mas não coloque muito para a mistura não ficar fraca
- Agora aplique a mistura na roupa, de maneira que as partes presas com os elásticos não receba a tinta
- Aguarde por aproximadamente 30 minutos
- Desamarre, abra e coloque para secar
Percebeu como é fácil? Agora é só colocar a mão na massa!