Menu

Congonhas é inserida no Mapa do Turismo Brasileiro

20/04/2022 às 07:12
Tempo de leitura
4 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

Com o Turismo fortalecido pelas belas imagens que compõem o cenário da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, além das Capelas da Paixão de Cristo, Museu de Congonhas e Museu da Memória, Parque da Cachoeira e diversas igrejas nos distritos e bairros da cidade, Congonhas foi um dos municípios que tiveram o cadastro aprovado no Ministério do Turismo para inserção no novo Mapa do Turismo Brasileiro.

Essa é uma ferramenta essencial para a orientação de políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país permitindo ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

Minas Gerais, foi o estado com o maior número de municípios validados, com 567 registros, isso comprova o compromisso do estado em desenvolver o turismo de maneira profissional e também na divulgação do Turismo e a valorização da nossa hospitalidade.

E 2022 será o ano da Mineiridade, um programa lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o intuito de mostrar como nosso estado é especialista em receber bem! Segundo Clarissa Alves, Diretora de Turismo de Congonhas, “o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e quais serão as ações para promoção do setor em cada região turística do país.

A iniciativa norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor turístico. Reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. Através da inclusão de Congonhas, o município será beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local, incluindo a destinação de recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo”, explica.

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Eventos, poderá, a partir deste ano, atualizar informações a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, informando para a população o desenvolvimento turístico da cidade em âmbito nacional. Mapa do Turismo Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Para serem aprovados, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas do setor de serviços e seus colaboradores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Por fim, devem comprovar que participam de uma instância de governança regional no turismo, uma delas é o Circuito do Ouro, do qual Congonhas está associado.

Fonte: Prefeitura de Congonhas