Menu

Conheça cinco pontos turísticos em Buenópolis e se surpreenda!

A cultura acolhedora, o aconchego mineiro e os quitutes típicos da região tornam Buenópolis um lugar atrativo aos turistas que estão em busca de passeios mais tranquilos, fugindo da agitação das grandes cidades. 
18/02/2022 às 18:20
Tempo de leitura
4 min
Buenópolis. Foto: redes sociais
Buenópolis. Foto: redes sociais

A pequena e pacata cidade de Buenópolis, que fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais, possui cinco pontos turísticos que os visitantes não podem deixar de conhecer. 

Ali, no sertão de Minas, as cachoeiras são as grandes protagonistas do setor turístico, pois entregam beleza e em suas jactâncias há muita vegetação, além de possibilitar banhos refrescantes, com águas oriundas de nascentes. 

A cultura acolhedora, o aconchego mineiro e os quitutes típicos da região tornam Buenópolis um lugar atrativo aos turistas que estão em busca de passeios mais tranquilos, fugindo da agitação das grandes cidades. 

As praças com as tradicionais igrejas são os points noturnos para quem deseja se alimentar fora e aproveitar a brisa para ver o “movimento”, que na maioria das vezes não é intenso. 

Lugares para conhecer em Buenópolis 

Embora seja pequena, com um pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade é ideal para quem aprecia a natureza e programações mais calmas. O município de Buenópolis resguarda grandes belezas naturais. Não era para menos, visto que a região, que é rica de elementos do Cerrado, possui o relevo do bioma com ondulações e partes montanhosas. 

O que esperar? Um lugar muito bonito e pacífico, porém com todos os recursos digitais necessários para se comunicar bem, além de fácil mobilidade e serviços como restaurantes, bares, pousadas e hotéis. 

Conheça alguns pontos turísticos de Buenópolis.   

Serra do Cabral 

Serra do Cabral. Foto: Canva

O Parque Estadual Serra do Cabral pega parte de Buenópolis e Joaquim Felício. Nele, as águas do Rio das Velhas e Rio Jequitaí se dividem. É uma serra alta, sobretudo por ser entendida como a continuação da Serra do Espinhaço. 

Por fazer parte de uma região montanhosa, além do cerrado, a vegetação que predomina é a rupestre, portanto, há cactos, bromélias, embiruçu, pau-terra, murici, pau-santo, sucupira-branca e sempre-vivas. 

O parque também é importante na preservação de animais que estão ameaçados de extinção, como: Tamanduá-bandeira; Lobo-guará; Cateto; Anta; Sussuarana; Tamanduá-mirim; Jaguatirica; Gato-do-mato; Lontra; Onça pintada; Tatu-canastra; Sauá; Queixada. O que pode tornar o passeio uma aventura, porém exige alguns cuidados. 

Cachoeiras de Curimataí

Localizadas no distrito de Buenópolis, Curimataí, essas são algumas das cachoeiras mais lindas dos estados de Minas Gerais, O distrito fica acerca de 35 quilômetros de distância da sua sede, e tem um povoado com pouco mais de 3 mil habitantes. 

A Trilha dos Moinhos leva a Cachoeira do Rio Preto, que faz parte do Parque Nacional das Sempre-Vivas. 

Outra cachoeira que vale a pena ser visitada é a Cachoeira do Brejinho, com quedas estonteantes e cercada por piscinas naturais. 

O distrito também é conhecido como “Paraíso das Águas”, além de cachoeiras, possui riachos, nascentes e rio. 

Igreja Matriz 

Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, em Buenópolis, Minas Gerais. Foto: redes sociais

Erguida entre as décadas de 30 e 40, a Igreja da Matriz é um orgulho para a maioria dos buenepolenses, principalmente por ser um patrimônio intimamente relacionado à história do município. 

Engenho Condado 

Cana, usada para a produção de cachaça e açúcar. Foto: Canva

Tombado pelo município, a Casa de Engenho Condado remonta a história de quando Buenópolis ainda era mata. Ela é uma residência construída na Fazenda do Condado. 

Ela ficou muito famosa por ser usada para a produção de cachaça, o maquinário usado para moer a cana de açúcar está presente até os dias atuais e pode ser conhecido pelos visitantes. 

Capela Nossa Senhora da Conceição 

Uma Igreja modesta, porém cheia de detalhes e relevância histórica, assim podemos definir a Capela Nossa Senhora da Conceição, que foi construída no distrito Curimataí e posteriormente levada para Buenópolis. 

Foi construída entre 1760 e 1770, com uma torre diferenciada, pintura que remete à coroação de Nossa Senhora, mãe de Cristo no forro da capela-mor e pintura externa que explora o branco e o azul, é uma dos mais tradicionais centros religiosos da região. 

Outras opções para o turismo 

Além dos lugares abordados acima, existem outros relevantes para Buenópolis, conheça e se surpreenda! 

  • Casarão
  • Cachoeira Rio Preto
  • parque Nacional das Sempre-Vivas
  • Cachoeira do Simão
  • Igreja São Sebastião
  • Estação Ferroviária
  • Parque de Águas Quentes
  • Moinhos de Fubá 
Última atualização em 19/08/2022 às 05:12