Menu

Dez lugares para visitar no frio de inverno em Minas Gerais

22/05/2023 às 13:13
Tempo de leitura
5 min
Diamantina
Diamantina

Minas Gerais é um estado brasileiro conhecido por sua rica história, belezas naturais, culinária deliciosa e clima agradável, especialmente durante o inverno. A seguir listamos dez lugares que você pode considerar visitar no interior de Minas Gerais durante a estação mais fria do ano.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma ótima opção para visitar no inverno
Ouro Preto é uma ótima opção para visitar no inverno

Ouro Preto, uma cidade pitoresca de Minas Gerais, é um destino imperdível no inverno. Seus famosos prédios em estilo barroco, herança de uma era rica em produção de ouro, são um deleite para os olhos e uma aula de história ao vivo. Você pode explorar a Mina do Chico Rei, uma antiga mina de ouro agora transformada em um museu. O Museu da Inconfidência também merece uma visita, oferecendo uma visão profunda da história local. A cidade de Ouro Preto é rica em cultura, arte e gastronomia, e suas ruas de paralelepípedos convidam os visitantes a se perderem em seus encantos.

leia também: Roteiro de sete dias de viagem na cidade histórica Ouro Preto

Tiradentes

Tiradentes é uma joia escondida no interior de Minas Gerais. Esta cidade histórica tem uma arquitetura colonial bem preservada que se reflete em suas igrejas, praças e casas. Os restaurantes locais servem a autêntica comida mineira, proporcionando uma verdadeira festa para o paladar. A famosa Maria Fumaça, um trem a vapor que liga Tiradentes a São João Del Rei, oferece uma viagem nostálgica pelo tempo e é uma das principais atrações da cidade.

Diamantina

Diamantina é uma cidade que exala cultura e história. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, suas ruas, prédios e monumentos contam histórias fascinantes. A Casa da Glória e a Casa de Juscelino Kubitschek são pontos turísticos importantes que apresentam um vislumbre do passado de Diamantina. Esta cidade vibrante é conhecida por sua vida noturna animada, com vários bares e restaurantes que oferecem música ao vivo.

Pouso Alegre

Pouso Alegre é uma cidade tranquila situada na região sul de Minas Gerais. A cidade é conhecida por suas belas igrejas e pela popular feira livre que acontece na Praça Senador José Bento. Além disso, a cidade tem uma variedade de restaurantes e cafés que servem pratos locais deliciosos. Pouso Alegre também é um ótimo lugar para fazer compras, com várias lojas que vendem produtos artesanais e tradicionais da região.

Monte Verde

Se você é um amante da natureza, Monte Verde é o lugar para você. Situada entre montanhas, esta cidade é famosa por suas trilhas e pelo clima frio no inverno. É ideal para quem gosta de caminhadas, birdwatching e até mesmo esportes de aventura. A cidade possui várias pousadas aconchegantes e restaurantes que servem pratos típicos de Minas Gerais, tornando-a o destino perfeito para um refúgio de inverno.

São Thomé das Letras

Localizada no topo de uma montanha de quartzito, São Thomé das Letras é um local de beleza natural surpreendente e lendas místicas. Conhecida como a cidade das pedras, a região é cercada por cavernas, grutas, cachoeiras e formações rochosas intrigantes. As histórias locais falam sobre extraterrestres e portais para outros mundos, dando à cidade uma atmosfera mística. Além disso, a vista do alto da cidade é simplesmente espetacular, especialmente ao pôr do sol.

Lavras Novas

Lavras Novas
Lavras Novas – Foto: Ane Souz

Lavras Novas é uma pequena vila cheia de charme e história. Localizada perto de Ouro Preto, essa vila mantém a arquitetura colonial, com ruas de pedra e casas coloridas. As paisagens naturais em torno de Lavras Novas são de tirar o fôlego, e há várias trilhas para caminhadas e cachoeiras para visitar. A vila também é conhecida pela hospitalidade de seus habitantes e pela comida mineira deliciosa servida em seus restaurantes.

leia também: Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, está entre os destinos mais procurados pelos turistas no país

Gonçalves

Gonçalves é um refúgio tranquilo na Serra da Mantiqueira. Essa pequena cidade é conhecida por suas belas paisagens, trilhas para caminhadas e a tranquilidade que oferece. Gonçalves é um local ideal para quem quer escapar da agitação da vida na cidade e entrar em contato com a natureza. A região também é famosa por sua produção de azeite e mel, que são vendidos em várias lojas locais.

São Roque de Minas

São Roque de Minas é a porta de entrada para a Serra da Canastra, uma das mais belas áreas naturais de Minas Gerais. A cidade oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios a cavalo e birdwatching. A nascente do Rio São Francisco, uma das mais importantes vias fluviais do Brasil, também está localizada aqui. Além disso, a região é famosa por seu queijo Minas artesanal, que é considerado um dos melhores do país.

Carrancas

Carrancas é conhecida como a “Terra das Cachoeiras”, com uma abundância de belas cachoeiras e piscinas naturais. A cidade também abriga vários sítios arqueológicos com inscrições rupestres, proporcionando um vislumbre fascinante do passado. Carrancas tem uma atmosfera tranquila e agradável, tornando-se o lugar perfeito para relaxar e recarregar as energias. Além das atividades naturais, a cidade tem uma variedade de restaurantes e pousadas aconchegantes para tornar a sua estadia mais confortável.