Menu

Pensando em fugir da folia? Confira a programação dos parques estaduais para os próximos dias

19/02/2020 às 22:23
Tempo de leitura
4 min

Nos próximos dias, grande parte da população brasileira irá se jogar nas ruas para curtir o Carnaval. Entretanto, muitas pessoas que não curtem esse período de folia preferem buscar opções alternativas para aproveitar o feriado.

Em Minas Gerais, alguns parques estaduais administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), presentes em diversas regiões do estado, estão oferecendo programações para quem deseja curtir um Carnaval mais tranquilo. Entre as opções, estão passeios, palestras, atividades educacionais, banhos de cachoeira, trilhas e visitas a grutas.

Se você é uma dessas pessoas que deseja curtir o período de folia longe das ruas e em contato com a natureza, confira abaixo a programação que alguns parques estaduais mineiros estão oferecendo:

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (Zona da Mata)

Durante o período de Carnaval, o Parque da Serra do Brigadeiro oferecerá uma programação especial que terá início no sábado (22), com a realização de uma trilha até a Pedra do Pato.  As inscrições para a atividade estão limitadas a 15 pessoas.  Os interessados em realizar a trilha precisam estar atentos, pois o nível de dificuldade é considerado médio e a duraçao da caminhda é de aproximadamente 7 horas. A saída está programada para acontecer às 8h30.

Já no domingo (23), haverá a Trilha do Pôr do Sol. As inscrições para esta atividade podem ser realizadas por telefone, através do número (32) 3721-7491.  A caminhada terá início às 17h e tem uma duração média de 3 horas.

O Parque ainda oferecerá a experiência da trilha sensorial, na qual os participantes da atividade são vendados para explorar os sentidos do olfato, tato e audição durante as caminhadas. Também haverá outras caminhadas e brincadeiras destinadas às crianças.

Parque Estadual Mata do Limoeiro (Itabira)

No Carnaval, o Parque Estadual do Limoeiro, localizado em Itabira, receberá a 7ª edição do Ecofolia, que envolve a comunidade do entorno da unidade de conservaçã e visitantes.  A programação tem início já na sexta-feira (21), com a abertura oficial do evento.  No sábado (22) haverá apresentações das salas temáticas do parque, palestras e uma caminhada noturna.

No domingo (23) haverá mais palestras, rodas de conversa e o lançamento da Revista em comemoração aos seis anos de ações do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

Na segunda-feira (24), o destaque da programação fica para a apresentação teatral na comunidade da Serra dos Alves com o Grupo Perecolândia e, logo em seguida, a apresentação do  The Voice Limoeiro, com Paródias apresentadas pelos participantes destacando a temática ambiental e história do Parque.

No último dia de folia, terça-feira (25), haverá o lançamento da exposição “Drummond Vida e Obra” da Associação Cultura Itabira Século XXI” e o plantio de mudas em áreas do Parque.

Parque Estadual do Biribiri (Diamantina)

Em Diamantina, no Parque Estadual do Biribiri, será realizado o projeto “Em harmonia com a folia”, no serão promovidas atividades de educação ambiental. O projeto também inclui levantamento de dados de visitantes, sendo realizado com o auxílio de voluntários selecionados para a ação.

Parque Estadual do Rio Doce (Dionísio, Marliéria e Timóteo)

Localizado na região Leste do Estado, abrangendo os municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo, o Parque Estadual do Rio doce irá realizar trekkings na Trilha do Vinhático e na Trilha do Angico Vermelho. Atividades de introdução a técnicas de observação de aves na Mata Atlântica também serão promovidas pelo parque no período do Carnaval.

Gruta Rei do Mato (Sete Lagoas)

No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, as visitas à gruta serão mantidas normalmente durante o período de Carnaval. Além disso, na quinta-feira (20), haverá uma matinê com os alunos da Apae da cidade, com atividades educativas sobre questões ambientais.

Leia também: Carnaval de Tiradentes tem programação completa divulgada