Menu

Prefeitura de Belo Horizonte oferece passeios turísticos à terceira idade

08/08/2019 às 12:00
Tempo de leitura
3 min

Entre os turistas que visitam atrações de Belo Horizonte e região metropolitana estão os usuários do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com oferta de atividades físicas e recreativas para as pessoas acima de 50 anos. Intitulada Alegria de Viver, a ação consiste em passeios culturais e turísticos para os usuários que frequentam os 45 núcleos do Vida Ativa em Belo Horizonte. Também participam das excursões idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O projeto Alegria de Viver tem a proposta de promover a socialização e maior conhecimento sobre a agenda cultural e patrimônio histórico da cidade e região. Desde abril deste ano, cerca de 400 idosos visitaram destinos como o Instituto Inhotim, em Brumadinho; Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté; Convento de Macaúbas, em Santa Luzia; e Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

No total, até o fim do ano, serão 40 passeios com a presença de mais de mil usuários dos núcleos do Vida Ativa e residentes nas ILPIs.

Na delegação de visita ao Instituto Inhotim, no dia 31 de julho passado, estavam os idosos dos núcleos do Vida Ativa do Centro de Apoio Comunitário (CAC) Barreiro e Igreja Santa Luzia. Eles tiveram oportunidade de conhecer as galerias de artes e jardins daquele que é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Uma das participantes foi Marilene Lima Teixeira, de 76 anos, três filhos, moradora do bairro Teixeira Dias, na região do Barreiro: “Não podia perder essa oportunidade de conhecer o Inhotim e usufruir da companhia das minhas amigas da Vida Ativa”, disse. Nos dias 14, 21 e 29 de agosto, cerca de 400 idosos vão conhecer o Instituto Inhotim e o Convento de Macaúbas. Eles embarcam às 8h nos núcleos do Vida Ativa e retornam às 13h.

Vida Ativa

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos. Com mais de três mil usuários por mês, o programa está presente em 45 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física. O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades.

O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows. Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail [email protected].

Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento neste link.

Você pode gostar também: Galeria de fotos da Virada Cultural de Belo Horizonte – 2019

COMENTÁRIOS