Menu

UFMG divulga edital Sisu 2024 com 6.329 vagas em 82 cursos

19/01/2024 às 13:13
Tempo de leitura
4 min
Foto: Gabriel Lisboa | UFMG
Foto: Gabriel Lisboa | UFMG

Começa na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, o período de inscrição para participação no Sisu UFMG. Os interessados deverão ler o edital do Sisu UFMG 2024 com atenção antes de se candidatarem. O documento traz informações detalhadas sobre procedimentos de inscrição, condições para concorrer na modalidade de vaga reservada, vagas e cursos reservados, além dos documentos necessários para realização da matrícula, dentre outros pontos. As inscrições vão até 25 de janeiro e devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O candidato, obrigatoriamente, deve ter realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2023), cujo resultado foi divulgado na última terça-feira, dia 16. Para garantia da vaga, o estudante precisa ter concluído o terceiro ano do ensino médio ou estar regularmente matriculado nessa série.

A UFMG 6.329 vagas distribuídas em 82 cursos de graduação nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros – são 3171 vagas reservadas e 3158 para ampla concorrência. Em relação à edição de 2023, a UFMG passa a contar com três novos cursos: Engenharia de Materiais, Arqueologia e Ciência de Dados.

O resultado do processo seletivo com a ordem de classificação será publicado no dia 30 de janeiro, também no portal único de acesso. Após a divulgação do resultado final, os classificados serão convocados para o registro acadêmico e matrícula, cuja primeira etapa será efetuada no site do processo seletivo mantido pela UFMG. Na mesma página, a UFMG disponibiliza todas as informações sobre o registro, incluindo a documentação necessária.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, lembra que é fundamental estar atento a todos os passos e prazos. “Após a inscrição no site do Sisu, são necessárias muitas interações. Na UFMG, o processo de registro e matrícula começa com uma etapa on-line de registro acadêmico e, a depender da modalidade da vaga ocupada, o candidato participará de procedimentos presenciais [bancas de heteroidentificação e de verificação e validação de condição de deficiência]. Estão previstas, ainda, várias chamadas da lista de espera”, alerta.

Além do edital da UFMG, o site Sisu UFMG disponibiliza outros documentos referentes ao processo seletivo: os editais Sisu-MEC 2024 e da lista espera do Sisu UFMG 2024, o termo de adesão da Universidade ao processo seletivo e o informativo Sisu-UFMG 2024.

Etapa única de inscrição

Neste ano, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição para todos os cursos oferecidos nas instituições de ensino superior, mesmo para aqueles que se iniciam no segundo período letivo. Em relação à UFMG, isso não chega a ser novidade, uma vez que, desde 2016, as inscrições para os seus cursos ocorrem em etapa única.

No caso das vagas disponibilizadas no segundo semestre, elas serão preenchidas exclusivamente pela ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. O candidato não poderá escolher o semestre em que ingressará — concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição. Todos os candidatos deverão realizar a matrícula no período indicado no edital.

“É importante destacar que um candidato classificado na chamada regular para ingresso, a princípio, no segundo semestre poderá ser convocado para antecipar sua matrícula para o primeiro semestre. Nesse caso, ele deverá, obrigatoriamente, realizar todos os procedimentos previstos para registro acadêmico e matrícula para o primeiro período letivo de 2024, observando os prazos previstos”, destaca Bruno Teixeira.

 * Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG