Menu

UFMG recruta jovens para testar novo medicamento contra HIV

11/06/2019 às 10:25
Tempo de leitura
3 min

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz pesquisa sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e ela terá uma nova etapa. A eficiência na prevenção ao vírus foi comprovada em adultos e agora o medicamento será testado também em jovens de 15 a 19 anos com maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus.

Os pesquisadores estão recrutando participantes dentro da faixa etária citada acima, principalmente homens gays e mulheres trans. O objetivo é certificar a aceitabilidade e implicações da PrEP entre os jovens. Tendo em vista que, em dez anos, o índice de detecção de aids quase triplicou em jovens de 15 a 19 anos. Segundo o Ministério da Saúde, os casos foram de 2,4 por mil habitantes em 2006, para 6,7 em 2016.

UFMG recruta jovens para testar novo medicamento contra HIV

Professor Unaí Tupinambás – Crédito da foto: Carol Morena/ Medicina UFMG

O professor Unaí Tupinambás, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, um dos coordenadores da pesquisa, explica: “Queremos entender, de forma mais sistemática, se esse grupo vai aderir à PrEP, se o número de novas infecções será reduzido, se esses jovens continuarão a usar outros métodos preventivos para as demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e os efeitos colaterais”.

Será um grande passo para formulação de políticas públicas para os jovens e a expansão da oferta do medicamento. Atualmente, ele é ofertado apenas para pessoas acima de 18 anos com risco acrescido da infecção pelo HIV.

O estudo realizado em adultos pela UFMG, comprovou a eficácia de 95% para a prevenção do vírus. Com isso, a PrEP passou a ser disponibilizada pelo SUS prioritariamente para algumas pessoas. O professor Unaí esclarece: “Gosto de fazer um paralelo com o uso de anticoncepcionais, que para ter eficácia garantida, tem que ser usado regulamente. Esse método é chamado de prevenção combinada, onde a pessoa pode combinar com outros métodos, uma vez não protege contra outras ISTs”. O medicamente contra o HIV deve ser usado diariamente. O efeito protetivo é após sete dias de uso em relações anais e após 20 dias em relações vaginais.

Como funcionará o recrutamento

UFMG recruta jovens para testar novo medicamento contra HIV

Informações sobre o recrutamento – Crédito da foto: Medicina UFMG/Reprodução

Uma equipe de educadores é responsável por abordar as pessoas que se encaixam no perfil em pontos comuns de sociabilização. os interessados também podem vir por meio de indicação de pessoas que já conhecem o programa ou por adesão espontânea, que pode ser pelo aplicativo desenvolvido exclusivamente para o projeto: o Amanda Selfie.

Primeiramente, é feita uma triagem com os interessados, que recebem informações sobre a pesquisa. Eles respondem um questionário-entrevisto com a equipe psicossocial e realizam exames laboratoriais para ISTs.

Os que escolherem por receber o medicamento, iniciam o usa da PrEP. Após 30 dias, eles retornam para acompanhamento e depois a cada três meses. Quem optar por não recer o medicamento, vão para o braço não PrEP da pesquisa, onde recebem orientações, participam de rodas de conversas, distribuição de preservativos, testagem rápida de HIV, e outras atividades. A pessoa pode se desligar da pesquisa a qualquer momento.