O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se reuniu na manhã de sexta-feira, 11 de fevereiro, para discutir os detalhes das estratégias de retorno das aulas presenciais.
Foram mantidas as datas da retomada de metade dos servidores na Fase II, em 14 de fevereiro, bem como da retomada integral das aulas e demais atividades no dia 15 de março nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, como prevê o Plano de Contingência para Ampliação das Atividades Presenciais.
Algumas disciplinas da graduação e da pós-graduação ainda serão mantidas no formato remoto, devido ao fato de haver docentes que possuem comorbidades.
Uma novidade definida na reunião é que será cobrada a comprovação da imunização aos docentes, técnicos administrativos e estudantes. A comunidade acadêmica definiu tal medida por entender que todos os envolvidos tiveram acesso a todas as etapas de vacinação.
Portanto, quem não apresentar o passaporte vacinal será impedido de frequentar presencialmente os espaços acadêmicos e estarão sujeitas às sanções específicas das categorias. Confira o protocolo de biossegurança de forma integral e resumida clicando aqui.
Desde o dia 14 de fevereiro a UFOP recebe 50% dos seus servidores, técnico-administrativos e docentes, trabalhando presencialmente.
Para o retorno seguro das aulas presenciais nos campus da UFOP de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, foi criada a página “Retomada Segura”. Lá, serão reunidas as informações que o aluno precisa para garantir que as ações já definidas sejam colocadas em prática.
Situação crítica da pandemia
Apesar da UFOP estar preparando o retorno das aulas presenciais, a situação da pandemia em Minas Gerais ainda segue crítica. Os números diminuíram e de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o pico da Covid-19 nas terras mineiras passou.
Entretanto, os boletins epidemiológicos ainda mostram números altos de Covid-19. Em Ouro Preto, 63 novos casos foram registrados de sexta (11) para sábado (12), totalizando em 11.869 casos. Foram 138 óbitos pela doença na cidade, 9.763 recuperados, 10 internados e uma taxa de ocupação de leitos de UTI destinados para Covid-19 de 80%.
Em Mariana, foram confirmados 106 novos casos, totalizando em 14.517, 106 óbitos, 13.932 recuperados, 479 em recuperação e 14 pacientes internados.
Já em João Monlevade, foram confirmados 13.588 casos de Covid-19, sendo 262 óbitos, 1.630 em isolamento, 11.696 recuperados, nove na enfermaria e oito no CTI.